Menu principal
 

Unidade Sede

Instituto Federal de Rio do Sul: um pouco da nossa história

A origem da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – EAFRS está intimamente ligada a problemas econômicos e sociais percebidos a partir da década de 70 na região do Alto Vale catarinense. Após um estudo da situação da agricultura regional houve uma mobilização política pró-criação da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul. Em 1986, após quinze anos de mobilização, o projeto foi oficializado.

      Em 30 de junho de 1993, pela Lei Federal no 8.670, foi criada a Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – EAFRS e as atividades letivas de 2º Grau (Ensino Técnico em Nível Médio) iniciaram no dia 05 de junho de 1995. A primeira turma do curso de Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária teve 120 alunos matriculados, dos quais 89 colaram grau no dia 06 de junho de 1998.

     Em 2009, com a criação do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, a instituição ampliou o seu foco inicial voltado aos cursos na área agrícola para novas tecnologias e também destinados a outros níveis de ensino.  Com um quadro de professores qualificado, que em sua maioria possuem mestrado ou doutorado, o IFC – Rio do Sul vem oferecer à população da região do Alto Vale do Itajaí cursos técnicos e superiores públicos, gratuitos e de qualidade.

     A Unidade Sede, localizada na Serra Canoas, disponibiliza aos alunos uma estrutura com laboratórios, biblioteca, internato, refeitório, ginásio de esporte coberto, campo de futebol, unidades de pesquisa nas áreas agrícola, agroecológica, florestal e zootécnica, esta última dividida em animais de pequeno, médio e grande porte. São mais de 180 mil m2 de área destinadas ao ensino e pesquisa.

EXPANSÃO

Além da Unidade Sede, para melhor atender às demandas e estar mais próximo do público, o IFC – Campus do Rio do Sul possui uma Unidade Urbana, localizada na região central de Rio do Sul e lá desenvolve atividades na área de informática e cursos de graduação em licenciaturas.

Por meio de um convênio com a Secretaria de Educação do Estado, o IFC também está utilizando o espaço localizado no bairro Progresso. A nova Unidade Tecnológica possui estrutura e laboratórios destinados aos cursos de Eletroeletrônica e Mecânica. Nesta unidade também estão sendo ofertados os cursos do Pronatec.

O IFC possui hoje cinco cursos técnicos e quatro de nível superior. São eles: Técnico Agrícola com habilitação em Agroecologia e Agropecuária; Técnico em Agrimensura; Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Informática. Os cursos de graduação disponíveis são: Agronomia; Licenciaturas em Matemática e Física; Ciências da Computação e Pedagogia. Para 2017, visando ampliar os cursos oferecidos, já está em análise o curso de Engenharia de Automação. No último relatório encaminhado ao Ministério da Educação salienta que estão matriculados no IFC de Rio do Sul 1307 alunos.

Para suprir a demanda nos municípios da região do Alto Vale, a instituição também está participando dos programas Pronatec e Formação Inicial e Continuada, que ofertam cursos técnicos e de curta duração, fortalecendo ainda mais a inserção da instituição na cidade de Rio do Sul, considerada hoje como polo educacional.

IMG_20160802_114754064

Unidade Tecnológica

Unidade Urbana - Editada

Unidade Urbana

Entrada da Sede

Entrada da Sede