ALUNOS DO CURSO AGROECOLOGIA REALIZARAM VISITA TÉCNICA

sexta-feira, 16 de março de 2018

Estudantes  do segundo ano do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Catarinense-Campus Rio do Sul, realizaram visita técnica dia 08/03/2018. Acompanhados dos professores Romulo Debarba, Karla Fünfgelt e Marilac Vivan, visitaram o projeto Waikayu, uma estação de permacultura que envolve duas propriedades na cidade de São José do Cerrito/SC. Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Surgiu da expressão em inglês “Permanent Agriculture” criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970.

Neste projeto participam Jorge Timmerman, biólogo, permacultor diplomado por Bill Mollison, Suzana Marigoni, educadora e permacultora, Pedro Marcos Ortiz, técnico agrícola e permacultor e Eluza Ortiz, educadora e permacultora.

Na oportunidade foi possível conhecer uma das residências do sítio projeto que utilizou em sua construção alicerces de pedra, estrutura de madeira, telhas de barro e paredes de terra e palha utilizando técnicas distintas.

Os alunos também puderam observar a metodologia de zoneamento da propriedade rural, metodologia esta utilizada e difundida pela Permacultura. Nesse zoneamento é levado em consideração a necessidade de mão de obra desprendida pelo agricultor, onde a zona 1, alocada mais próxima da moradia, necessita maior atenção e mão de obra e a zona 4 e 5, são alocadas mais distantes da moradia, isso por necessitarem de menor frequência de manejo. Os alunos conheceram na oportunidade outras práticas da permacultura, como a cisterna para captação de água das chuvas, a bacia de evapotranspiração para o tratamento das águas cinzas, o banheiro seco, a organização dos cultivos de hortifrutigranjeiros, frutos e grãos entre outros. No final da vista ainda foi possível experimentar suco de uvas produzido na propriedade.

Texto: Professora Karla Fünfgelt(IFC)

JP003496-SC