ACADEMICOS DO CURSO DE AGRONOMIA VISITAM EMPRESA REFLORESTADORA E PRODUTORA DE PAPEL

terça-feira, 27 de março de 2018

Os estudantes da disciplina Manejo e produção Florestal da nona fase do Curso de Agronomia do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, realizaram visita técnica no dia 22/03/2018, a empresa Companhia Volta Grande de Papel e Reflorestamento na cidade de Rio Negrinho.

Acompanhados da professora Alexandra Goede de Souza, na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a produção de papel a partir de celulose pura e de papel reciclado, acompanhando todo processo, desde o preparo da massa, controle de qualidade até a obtenção do papel pronto para a fabricação de papel toalha, papel higiênico, guardanapos entre outros. Toda a visita na fábrica foi acompanhada por engenheiros florestais e técnicos em papel e celulose e em química.

Além da fábrica de papel, os alunos acompanharam a produção das florestas à campo. Os engenheiros florestais da empresa explicaram e mostraram in loco todo processo produtivo aos alunos. Foi possível acompanhar as fases de produção de mudas, com visitação ao viveiro florestal, a implantação florestal e as principais técnicas de manejo envolvendo a desrama e o desbaste. Na ocasião os alunos puderam vivenciar na prática como é trabalhar no setor florestal e os principais desafios encontrados.

Os alunos e a professora parabenizam e agradecem a toda equipe da empresa a calorosa recepção, a atenção, a didática e o cuidado nos detalhes para que todos pudessem aproveitar ao máximo a visita, proporcionando um momento de grande experiência no setor florestal, contribuindo de forma significativa para a formação profissional dos acadêmicos.

Texto: Alexandra Goede de Souza(IFC)

JP003496-SC