IFC REALIZOU O III ROTEIRO TÉCNICO DA CULTURA DO GLADÍOLO

sexta-feira, 18 de maio de 2018

O Instituto Federal Catarinense- Campus Rio do Sul realizou na terça-feira (15/05/2018), o III Roteiro Técnico sobre a cultura do gladíolo, também conhecida como palma-de-santa-rita, uma das mais importantes flores de corte do Brasil. As atividades ocorreram em dois momentos, no período da manhã voltado ao publico em geral, especialmente agricultores e técnicos da área Agronômica e a tarde para os alunos dos cursos de Agronomia, técnico em Agropecuária e Agroecologia do IFC.  O evento reuniu aproximadamente 280 pessoas. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as principais técnicas de produção e manejo da cultura, buscando a produção de hastes florais que são utilizadas na decoração de ambientes e confecção de arranjos florais.Tradicionalmente trata-se de uma flor típica de finados, porém hoje com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos em parceria do IFC – Campus Rio do Sul e Concórdia, Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC) , Campus Curitibanos e Universidade federal de Santa Maria (UFSM), já é possível a produção em diversas épocas do ano. Inclusive no evento foi lançado o aplicativo “Phenoglad mobile SC”, ferramenta que auxiliará os produtores a planejar a sua produção. Ele poderá, com auxilio do aplicativo, definir a data de plantio em função da data de colheita das flores que ele deseja, podendo escalonar sua produção para vendas principalmente em feiras locais ou regionais.

As pesquisas no Campus Rio do Sul estão sendo conduzidos por uma equipe composta pela professora Alexandra G. de Souza, coordenadora do projeto em Rio do Sul, o técnico agrícola Márcio Rampelloti e os alunos de agronomia Alessandra Krug, David Azeredo e Fernando Brugiatto, além de outros colaboradores. Os trabalhos vêm ocorrendo desde 2017, com o primeiro cultivo realizado para colheita planejada em finados, e neste ano com colheitas previstas para o dia das mães e dia dos namorados. O Roteiro técnico possibilitou a difusão dos conhecimentos gerados para a sociedade.

Texto; Professora Alexandra Goede de Souza(IFC)

JP003496-SC