Estudante do IFC participa de Programa na Yale University nos E.U.A.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O estudante Daniel Verdi do Amarante, do 3º ano do Técnico em Informática da Unidade Urbana  do campus Rio do Sul participou, entre os dias 15 e 30 de julho de 2018, do Yale Young Global Scholars (YYGS). É um programa de verão da Yale University, de New Haven, nos Estados Unidos. Daniel fez o curso de ciências aplicadas e engenharia (applied science and engineering). Segundo ele “O curso é pago, mas recebi uma bolsa de 100% para participar,lá ficamos nos quartos dos universitários (que nessa época estão de férias) e também recebemos alimentação da universidade.”O processo para ser aceito no curso é composto de vários fatores, como histórico escolar, atividades extracurriculares, premiações, redações (essays) e cartas de recomendações.No programa são desenvolvidas várias atividades, como palestras, discussões, simulações, seminários (de diversos assuntos, desde engenharia de origami a produção de placas solares com raspberry) e também o Capstone project, um projeto de pesquisa desenvolvido durante as duas semanas (o tema do Daniel foi inteligência artificial).Participaram do programa estudantes de 126 países, com apenas seis brasileiros.Daniel relata que “Foi, sem dúvidas, uma experiência inesquecível, tanto pela parte acadêmica, já que tive aulas com professores e alunos de Yale, quanto na parte cultural, pois era incrível encontrar a cada dia uma pessoa de um país diferente e conversar com ela.” Para os interessados em participar, as inscrições abrem no final do ano e terminam em janeiro/fevereiro. Podem participar alunos que estarão no segundo ou terceiro ano quando participarem do programa.

Fotos: arquivo Daniel V. Amarante

JP003496/SC