Estudante do IFC apresentará trabalho cientifco na Malasia.

terça-feira, 9 de abril de 2019

O Estudante Daniel Verdi do Amarante contabilizou vários premios durante os tres anos do Curso Tecnico em Informática do Instituto Federal Catarinense-Campus Rio do Sul (IFC). Um dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos por ele estará representando o Brasil na Malasia (Ásia). O projeto chama-se Horsensor – obtenção e análise de dados quantitativos na equoterapia. Amarante relata que “Comecei o desenvolvimento do projeto em 2017, com orientação dos professores Antônio João Fidélis e Coorientação de João Carlos Xavier, além da colaboração das professoras Vera Paniz de Freitas e Silvana Cony Quinteiro da Equoterapia do IFC e também da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE) – Rio do Sul. O aluno concluiu o curso em dezembro de 2018 e agora como egresso ainda representa o IFC, pois seus trabalhos de pesquisas iniciram durante o curso. Daniel comenta ; “Desenvolvi um dispositivo que mede a aceleração, tanto do cavalo quanto do praticante. Também criei um website para poder guardar os dados gerados pelo dispositivo e poder disponibilizá-los para outros pesquisadores. Isso tudo vai ajudar cientistas que pretendem estudar a prática de Equoterapia possibilitando pesquisas que tornem mais claras algumas relações entre as diversas variáveis na Equoterapia (como o perfil do praticante e o movimento na Equoterapia, por exemplo”. Finaliza. O estudante vai apresentar o projeto de pesquisa na Malasia, entre os dias 13 a 25 de abril de 2019, na Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS).

Fotos: Arquivo Pessoal Daniel

Jornalista/JP003496/SC