IFC Realiza Inauguração de Jardim Sensorial

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Foi inaugurado na quarta-feira (14/08/2019), o “Jardim Sensorial” no IFC – Campus Rio do Sul. O Projeto está sendo desenvolvido pelos estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (turma 1C) do IFC, na disciplina de Floricultura, jardinagem e Paisagismo ministrada pela professora Alexandra Goede de Souza, tem por objetivo, neste primeiro momento, atender aos estudantes do próprio Instituto e as crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE),de Rio do Sul que participam do projeto “Equoterapia” e “Zooterapia”, com as Coordenadoras Vera Paniz de Freitas e Silvana Cony Quinteiro. No entanto, o objetivo é ampliar o atendimento, especialmente de crianças portadoras de alguma deficiência e a tornar multidisciplinar.

De acordo com a professora Alexandra “A proposta do Jardim Sensorial é auxiliar no desenvolvimento das crianças de forma lúdica e interativa utilizando diferentes texturas, cheiros e cores das plantas e materiais como ferramentas no desenvolvimento do tato, da audição, do olfato e visão”.

Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de utilizar o piso podotátil com diferentes texturas, observar e tocar as plantas de cores, texturas e cheiros variados. Também participaram da “Zooterapia” dentro do Jardim, em um espaço dedicado a esta atividade. As crianças puderam segurar, tocar e brincar com os coelhinhos presentes no espaço estimulando seus sentidos.

Ainda são necessários ajustes no jardim sensorial, mas em breve será possível contemplar inclusive demais membros da comunidade, com um projeto integrador, levando o IF a atender, uma de suas funções, que é a inclusão social.

Fotos: Coordenadores do Projeto

Jornalista/JP3496/SC