IFC realizou a 20ª FETEC

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Instituto Federal Catarinense-Campus Rio do Sul realizou nos dias 28 e 29 de agosto de 2019 a 20ª Feira do Conhecimento Tecnológico e Científico (FETEC). A Feira foi realizada no Ginásio de esportes na Sede do IFC na Serra Canoas e também na Unidade Urbana do IFC. De acordo com os dados da Comissão de Recepção, estiveram visitando os estandes na Serra Canoas aproximadamente 1.100 estudantes de Rio do Sul e dos municípios do Alto Vale do Itajaí. Foram 205 trabalhos apresentados pelos expositores divididos em 110 trabalhos na categoria de ensino médio técnico e 95 trabalhos da categoria do ensino superior. As apresentações orais dos trabalhos do ensino médio técnico foram realizadas no período diurno nos dias 28 e 29 de agosto na unidade Sede. As apresentações dos trabalhos do ensino superior aconteceram no período noturno no dia 28 de agosto na Unidade Urbana. No encerramento houve a premiação e divulgação dos trabalhos selecionados para representar o IFC em eventos nacionais.

Os trabalhos a seguir irão representar o IFC-Campus Rio do Sul na Mostra Nacional de Iniciação Ciêntífica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), na cidade Brusque/SC nos dias 13 e 14 de novembro de 2019 sendo oito trabalhos nas áreas de Pesquisa, Extensão e Ensino.

– Modalidade Pesquisa – ensino superior

“Efeito residual da aplicação de pó de rocha em parâmetros biométricos da cultura do milho”. Acadêmico: Alecsander Hellmann, orientado pelo professor Sidinei Leandro Klöckner Stümer.

– Modalidade Extensão – ensino superior

“IFC Qualifica Altovale- extensão profissional na área de eletroeletrônica & automação/mecatrônica com cursos de curta duração para o arranjo produtivo local e social do alto vale do itajaí”. Acadêmico: Gabriel Juttel orientado pelo professor Eduardo Bidese Puhl

“Unidade de Referência Tecnológica em Pastagens Perenes de Verão” (Safra 2018/19) em Otacílio Costa/SC”. Acadêmico: Henrico Gobetti Murara com orientação do professor André da Costa.

– Modalidade Ensino – ensino superior

“Os Desafios Atuais para a Formação de Professores na Educação Especial”. Acadêmica Ana Paula dos Reis e Danielle Schreiber Schvetche com orientação do professor  Rogério Sousa Pires.

Na MOSTRATEC que será realizada no Pavilhão da FENAC em Novo Hamburgo/RS de 22 a 24 de outubro de 2019. O IFC será representado com três trabalhos no nível médio técnico:

“Alternativas de manejo da adubação no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) no Planalto Serrano de SC”. Estudante: Gabriela Stingher, professor André da Costa

“Substratos alternativos para produção de mudas olerícolas”. Estudantes: Tiago Odorizzi e Matheus Lunelli com orientação de Rafael da Rosa Couto

“Germinação e vigor de sementes de milho Crioulo multiplicadas em Rio do Sul/SC”. Estudantes: Eduarda Diogo Floriani e Juliane Dias. Professor orientador: Oscar Emilio Ludtke Harthmann.

– Modalidade Pesquisa – ensino médio técnico

“Uso Do Pó de Rocha (Ardósia) Em Um Argissolo De Trombudo Central-SC: Efeitos No Solo E Nas Culturas De Grãos”.

Estudante: Jasmile Carolina Goetten Fernandes com orientação do professor Gilmar Paulinho Triches.

– Modalidade Extensão – ensino médio técnico

“Doall – Sistema Municipal de Doações de Produtos”

Estudantes: Martina Duarte Cascaes e Rian Dziuba Oliveira Costa, Orientação professora Marcela Leite

“Equoterapia Aliança: cavalo transformando vidas”

Estudante: Pamela de Souza com orientação da professora Vera Lucia Paniz de Freitas.

– Modalidade Ensino – ensino médio técnico

“Smart Umbrella”

Estudantes: Camily Schvetcher, Eduarda Martini Hanattan e Igor Grah orientados pelo professor André Stein.

Jornalista-3496/SC