Estudantes do IFC participaram da IV Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC).

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Os Estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Agroecologia e Informática do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, participaram da IV Feira Brasileira  de Iniciação Científica (FEBIC). realizada na Arena Jaraguá na cidade de Jaraguá do Sul/SC, entre os dias 9 e 13 de setembro deste ano. Foram selecionados mais de 450 trabalhos e na categoria Ensino Médio, haviam 135 trabalhos inscritos. O IFC foi representado pelos alunos Gustavo Kloch Neideck  do 3o ano do Curso  Técnico em Agropecuária, orientado pela professora Karla Fungfelt; Caio Mateus Garlini, Carina Odorizzi e Gisele Kestring do 3oano do curso Técnico em  Agroecologia e Laira Júlia Eduardo, do 2oano de  Agropecuária,orientados pela professora Cláudia Cambruzzi. As estudantes Kauana Knappmann, Maria Cecília Holler  e  Alessandra Silva dos Santos, e Camila Eloísa Nascimento, do 2o.ano do curso Técnico em Informática, orientados pelo professor Eduardo Bidese Puhl e co-orientadas pela professora Cláudia Cambruzzi.. Os trabalhos estavam inscritos nas categorias, Agropecuária e Engenharias. O trabalho de Carina, Caio e Gisele  com o titúlo “CYPERWETLANDS” Eficácia de uma estação de tratamento de efluentes doméstico em áreas rurais utilizando-se cyperaceaes consorciadas a substratos filtrantes, ganhou o prêmio Destaque em Sustentabilidade de Meio Ambiente. O trabalho de Alessandra e Camila intitulado “BrainyWater” Sistema de monitoramento de água e captação de água da chuva, ganhou o prêmio Melhor Comunicação Oral, além duas credenciais para participarem de feiras internacionais, o Fórum Internacional de Ciência em Porto Rico (FICEP),  e da Expojovem 2020, que também será realizada em Porto Rico. O trabalho de Kauana e Maria Cecília, intitulado SmartGlove – Luva para auxílio no ensino de língua brasileira de sinais, ganhou o prêmio de 3olugar entre as Engenharias e suas aplicações, o Prêmio Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, que é concedido à cientistas talentosas no campo da Física, Matemática, Robótica, Astronomia e Engenharias e as alunas também terão seu trabalho publicado na Revista Brasileira de Iniciação Científica e ainda receberam credencial para participar da Infomatrix Latino América, que acontecerá no México em 2020.

Fonte: Professora Claudia Cambruzzi

Jornalista-3496/SC