Publicados editais do Programa de Auxílios Estudantis (PAE)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Os estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) já podem consultar os editais do Programa de Auxílios Estudantis (PAE) 2020. Neste momento, serão recebidas as inscrições para o primeiro semestre de 2020. O processo de renovação dos auxílios também está disponível. Os editais, formulários e demais documentos referentes à solicitação e à renovação estão disponíveis aqui.

As inscrições para o Programa serão recebidas entre os dias 11 e 20 de março, conforme previsto no Edital nº 04/2020; aqueles que precisam de pré-cadastro terão de 10 de fevereiro a 9 de março para providenciar. Já quem pretende pedir a renovação do benefício tem de 11 até 21 de fevereiro para fazer a requisição, de acordo com o que estabelece o Edital nº03/2020. O cronograma de atividades do Programa, os pré-requisitos para requisitar cada auxílio e a documentação necessária são descritos em detalhes nos editais; assim sendo, é muito importante que os candidatos leiam atentamente os documentos.

O programa – o PAE tem por objetivo criar condições de acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa oferta três modalidades de auxílios estudantis:

Auxílio-Moradia: destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas de aluguel, em razão do ingresso no IFC, e que sejam provenientes de outros municípios ou de zonas rurais distantes, para que possam residir nas proximidades do campus. O auxílio é de até R$ 300,00 mensais, ofertado em 12 parcelas, referentes aos meses de março de 2020 a fevereiro de 2021.

Auxílio-Permanência I: destinado a estudantes em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente aos que apresentarem IVS de até 360, e que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O valor é de R$ 400,00 mensais, ofertado em 10 parcelas, referentes aos meses de março a dezembro de 2020.

Auxílio Permanência II: destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O valor é de R$ 200 mensais, ofertado em 10 parcelas, referentes aos meses de março a dezembro de 2020.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria