IFC dará apoio financeiro a projetos inovadores no combate ao coronavírus

quarta-feira, 15 de abril de 2020

O Instituto Federal Catarinense publicará amanhã, dia 16 de abril, um edital emergencial para seleção de projetos inovadores de pesquisa e/ou extensão tecnológica voltados ao enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus – COVID-19, atendendo a chamada pública do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

Os interessados em submeter seus projetos deverão elaborar propostas voltadas para as seguintes demandas:

1 – Equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico do COVID-19.

2- Tecnologias para as melhorias dos serviços e unidades de saúde (relacionadas a informações, acesso, acolhimento, gestão, etc.).

3 – Tecnologias inovadoras que minimizem os danos sociais e econômicos decorrentes do CORONAVÍRUS, nas diversas situações: dificuldades de acesso a alimentos, problemas emocionais, isolamento social, etc.).

É importante ressaltar que não haverá destinação de recursos para a produção de tecnologias já existentes, por exemplo para produção de álcool em gel ou para máscaras de proteção facial. O objetivo é subsidiar novas propostas  tecnológicas que possam auxiliar nas demandas trazidas pela pandemia do COVID-19.

Poderão participar da seleção todos os estudantes e servidores do IFC (docentes e técnicos-administrativos). A colaboração de pesquisadores de fora do IFC também será permitida.

Ao submeter seus projetos, os candidatos deverão apresentar:

a) Identificação de proposta (Título);

b) Resumo;

c) Objetivo e metas;

d) Justificativa;

e) Produto a ser entregue;

f) Coordenador(a) do projeto e equipe;

g) Memorial acadêmico

h) Identificação do Instituto e do campus em que o projeto será desenvolvido;

i) Orçamento Detalhado (custeio e capital);

j) Cronograma de execução;

k) Resultados e impactos esperados, informando o público que será impactado (tipo de público e quantitativo).

Informações relacionadas aos recursos disponíveis para os projetos serão apresentadas amanhã, por meio do edital que regulamentará o processo de seleção. Para os que tem interesse em contribuir com ideias relevantes, inovadoras e viáveis já é possível começar a organizar os projetos e se articular para executá-los. O prazo de submissão das propostas será do dia 16 ao dia 21 de abril.

Acesse aqui o edital.

Texto e imagem: Cecom/SBS – Maria Clara Malheiros