Aplicativo “PhenoGlad Mobile SC” recebe certificação de registro de programa de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Texto e imagem: Alexandra Goede de Souza

O aplicativo para dispositivos móveis “PhenoGlad Mobile SC” foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria e Universidade do Estado de Santa Catarina em parceria com o Instituto Federal Catarinense (Campus Rio do Sul e Concórdia) com objetivo de oferecer uma ferramenta tecnológica de fácil manuseio e gratuita aos produtores de gladíolo (flor de corte também conhecida como palma-de-santa-rita). O aplicativo foi lançado em maio de 2018 no IFC – Campus Rio do Sul durante o III Roteiro Técnico de Gladíolos, promovido pela equipe PhenoGlad.

Trata-se de uma ferramenta gratuita, independente de conexão com a internet e de fácil utilização, propiciando aos produtores e extensionistas de SC o planejamento no cultivo do gladíolo. Com a utilização do aplicativo, é possível planejar datas de plantio e de colheita, atendendo a demanda do consumidor, especialmente em datas comemorativas, como dia das mães, namorados, finados e natal, além de alertar sobre possíveis eventos climáticos, reduzindo prejuízos e garantindo a qualidade das hastes florais. O aplicativo ainda simula todo o processo de desenvolvimento da planta, as datas de ocorrência dos diversos estágios e as recomendações de manejo como o momento de realizar a adubação, o tutoramento e a colheita das hastes.

Para utilizar o aplicativo, basta baixa-lo no celular e selecionar o seu município, a cultivar desejada, ocorrência dos fenômenos El Niño, La Niña e Neutro e a data desejada de plantio ou de colheita das hastes florais. Após confirmar as informações, os resultados irão aparecer.

A obtenção do certificado de Registro do Programa de Computador demonstra a importância das parcerias realizadas entre as diferentes instituições, na busca da melhoria das condições de produção e das propriedades rurais, em especial, as da agricultura familiar.