Estudante do IFC Campus Rio do Sul é primeiro colocado da categoria Contos no II Concurso Literário Manoel Karam

terça-feira, 3 de novembro de 2020

O ano de 2020 foi marcado por inúmeros desafios, que adiaram ou modificaram ações que já estavam previstas. Como forma de respeitar as normas sanitárias e as legislações que impedem a aglomeração de um público expressivo, não houve a possibilidade de realização da Feira do Livro, em seu formato tradicional e presencial. A Feira é o maior evento literário de Rio do Sul e região do Alto Vale do Itajaí, reunindo um público de milhares de pessoas.

Da mesma forma também ocorreram mudanças no II Concurso Literário Manoel Karam, que foi realizado no formato virtual. Não houve a possibilidade de divulgação presencial nas escolas e nas turmas, por esta razão o apoio e dedicação das equipes de direção e, especialmente dos professores, foi fundamental para o sucesso desta iniciativa literária e cultural. O objetivo do concurso é incentivar os hábitos da escrita e da leitura.
Em decorrência da não realização da Feira do Livro por causa da pandemia, a premiação ao invés de ocorrer no palco do principal evento literário de Rio do Sul, foi então realizada nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, outro espaço de grande importância para a vida cultural do município.
O evento contou com a participação de representantes das equipes de direção das escolas, com destaque para a participação do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, professor Mário Lucio Roloff e da Coordenadora Geral de Ensino do IFC Rio do Sul, professora Isabel Cristina Müller.

Vencedores do II Concurso Literário Manoel Karam

Para marcar a passagem do Dia Nacional do Livro, a Fundação Cultural de Rio do Sul, a Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos e a Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí premiaram os vencedores do II Concurso Literário Manoel Karam. Foi feita a entrega de certificados, medalhas e vale-livros aos oito vencedores das categorias conto e poesia.
A Associação de Escritores parabeniza todos os vencedores da edição 2020 do concurso, agradece aos professores e professoras que orientaram os alunos e da mesma forma agradece a participação dos demais estudantes que não receberam premiações, mas que participaram do concurso. Todos os textos inscritos no II Concurso Literário Manoel Karam serão divulgados no site www.escritoresderiodosul.com.br

Vencedores da Categoria Poemas

Primeira colocada: Beatriz Bennert Felipe do 1° ano do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora (professora orientadora – Priscila Pawlack);
Segunda colocada: Leticia Brandl da Silva do 2º ano 5 do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor Henrique da Silva Fontes (professora orientadora – Katiana Boeira de Andrade);
Terceiro colocado: Leonardo dos Santos do 3° ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor Henrique da Silva Fontes (professora orientadora – Katiana Boeira de Andrade);
Quarta colocada: Camila Angioleti de Souza do 2° ano do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora (professora orientadora – Priscila Pawlack);

Vencedores da Categoria Contos

Primeiro colocado – Lucas Andrin do 2º ano da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul (professora orientadora – Catia Cristina Sanzovo Jota);
Segunda colocada – Gabriele Maria Schmitz do 2° ano do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora (professora orientadora – Priscila Pawlack);
Terceira colocada – Natália de Freitas Marcelino do 1º ano 1 do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor Henrique da Silva Fontes (professora orientadora – Karina Bento Renken);
Quarta colocada – Beatriz Bennert Felipe do 1° ano do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora (professora orientadora – Priscila Pawlack).

Texto: Jonas Felácio Júnior
Imagens: Tiago Amado