IFC realiza Sorteio Público da seleção dos Cursos Técnicos Integrados; classificação preliminar sai no dia 19

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O Instituto Federal Catarinense (IFC) realizou nesta quinta-feira (14), às 14h, sorteio público para definir os candidatos selecionados do processo seletivo relativo aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC, válido para o ano letivo de 2021. O procedimento foi transmitido ao vivo no canal oficial do IFC no Youtube. Apesar de a transmissão já ter sido encerrada, sua gravação continua disponível na plataforma, e pode ser vista abaixo:

A posição de cada candidato no sorteio também será disponibilizada no Portal de Ingresso do IFC. O processo seletivo teve 5.508 inscritos, que concorrem a 2220 vagas para 37 cursos, divididos entre os 15 campi da instituição.

O sorteio funcionou da seguinte forma: no ato da inscrição, cada candidato recebeu um número, distribuído sequencialmente de acordo com os nomes do inscritos em cada curso disponível, em ordem alfabética;  estes números foram utilizados para realizar o sorteio. Após a condução do certame, os dados obtidos serão processados e utilizados para estabelecer a ordem final dos candidatos, de acordo com as Políticas de Ações Afirmativas do Instituto. Assim sendo, a classificação preliminar oficial de cada candidato no processo seletivo ainda será definida, e divulgada no dia 19 de janeiro, de acordo com o Edital do Processo Seletivo.

“Neste momento, a colocação do candidato não representa sua aprovação ou eliminação”, ressaltou o coordenador-geral de Ingresso do IFC, André Zuconelli, durante a transmissão.  “Por exemplo, para um curso de 40 vagas, uma pessoa que está entre os 40 sorteados não está automaticamente aprovada; tampouco aquela que ficou além da quadragésima posição está desclassificada. Porque é preciso considerar as Ações Afirmativas antes de classificar os candidatos.  Os inscritos só saberão sua colocação de fato quando publicarmos a classificação preliminar.”

Mais detalhes sobre o funcionamento do procedimento estão disponíveis no link abaixo:

CLIQUE AQUI E ENTENDA COMO FUNCIONA O SORTEIO PÚBLICO

A realização de sorteio público nesta edição do processo seletivo, ao invés das provas convencionais, foi uma medida de segurança em relação à pandemia de Covid-19. A decisão pelo formato de seleção foi tomada para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores e estudantes do IFC, conforme explica Zuconelli. “Se fosse mantida a realização do exame de classificação conforme vinha sendo conduzido nos últimos anos, estaríamos ocasionando aglomerações e, dessa forma, descumprindo todas as orientações dos órgãos de saúde em relação aos cuidados necessários em situação de pandemia. Diante desse quadro, o IFC buscou alternativas para selecionar seus futuros alunos”.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller