Menu principal
 

Projeto: Automação do processo de controle de saída de sementes em semeadoras de precisão (EDITAL 52/2019 – PIBITI)

quinta-feira, 8 de julho de 2021

A uniformidade e densidade de plantas são fatores essenciais nas operações de semeadura e esses fatores são afetados diretamente pela eficiência das semeadoras, que devem distribuir sementes de forma homogênea, garantindo que não ocorram falhas na operação. Como em operações convencionais no campo pode ser difícil acompanhar essas falhas, estudam-se formas de auxiliar o operador nessa etapa.

Coordenado pelo professor Fabrício Campos Masiero e executado pelo bolsista Edmilson Bilk, do curso de Agronomia, com o auxílio do professor Eduardo Bidese Puhl e dos discentes do curso de Mecatrônica, os integrantes do projeto de pesquisa “Automação do processo de controle de saída de sementes em semeadoras de precisão” estudam formas de contornar essa dificuldade, através da identificação e monitoramento da saída de sementes em uma semeadora com o auxílio de sensores. Os sensores de luz são acoplados à semeadora por meio de suportes desenvolvidos pela equipe e estão conectados a uma placa Raspberry Pi. Os dados então são processados em um software e podem ser observados em um visor, cujas informações retornam ao operador se a linha de plantio está sendo executada de maneira adequada e em tempo real.

Atualmente, a equipe está desenvolvendo o software que irá trabalhar na leitura dos dados recebidos pelos sensores e, nas etapas seguintes, serão realizados os primeiros testes, sucedidos de calibrações e correções, se necessárias. A expectativa do projeto é facilitar a operação e regulagem da semeadura, desenvolvendo uma alternativa de baixo custo para o monitoramento da saída de sementes.

Texto: Matheus Leitzke
Imagens: Fabrício Campos Masiero.