Menu principal
 

Setembro Amarelo: IFC apoia essa iniciativa

sábado, 11 de setembro de 2021

O Setembro Amarelo, desde o ano de 2014, passou a ser definido como o mês de prevenção ao suicídio. Durante todo mês, são intensificados os debates e alertas sobre este tema delicado e complexo. O dia 10 de setembro foi definido como o dia “D” de ação para valorização da vida!

O Brasil é considerado o oitavo país em número absoluto de casos. Mais de 13 mil suicídios são registrados todos os anos no nosso país havendo um índice, cada vez maior, entre os jovens.

É possível SIM prevenir novos casos! Para tanto, é necessário estarmos atentos aos fatores de risco, dentre eles: tentativa prévia (ou seja, quando uma pessoa já realizou uma tentativa, há uma maior possibilidade de tentar novamente); doenças mentais (depressão, alcoolismo, ansiedade, dentre outros); questões sociais e psicológicas como desemprego, isolamento social, perdas recentes, histórico de abusos físico e sexual etc.

Observar a forma como você se sente, assim como, não negligenciar a dor do outro, tratando-a como “frescura”, “drama”, “bobagem”, “falta do que fazer” e BUSCAR AJUDA é o caminho para aliviar nossas dores e salvar vidas!

O IFC campus Rio do Sul apoia o Setembro Amarelo e reforça que caminhamos de mãos dadas com você!

🎗️Para orientações e escuta psicológica, busque o Serviço de Psicologia do campus através do email: ana.lima@ifc.edu.br ou do whatsapp: (47) 98826-3265

🎗️Serviços de Saúde: CAPS e UBS.

🎗️Outros contatos e informações:
Site CVV (Centro de Valorização da Vida): https://www.cvv.org.br/
Site do Setembro Amarelo: https://www.setembroamarelo.com/