Menu principal
 

Pesquisa: Projeto avalia as características de superação de dormência de espécies de canelas

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Os mecanismos de dormência das sementes de algumas plantas fazem com que suas sementes não germinem mesmo em condições ambientais favoráveis, por isso são realizados estudos para compreender esses mecanismos e definir se há necessidade de se utilizar tratamentos específicos.

Com a finalidade de entender melhor esses mecanismos em algumas espécies de Lauráceas, uma família de plantas que compreende as espécies conhecidas como canelas, desenvolveu-se o projeto de pesquisa “Superação de dormência de sementes de Lauráceas de um fragmento de Mata Atlântica no Alto Vale do Itajaí – SC”, que é coordenado pela professora Bruna Verediana Muller, executado pelo bolsista Paulo Otávio Pezenti e que conta com a colaboração do técnico administrativo Sérgio Campestrini e do professor Oscar Harthmann.

O trabalho está avaliando a dormência das espécies Cryptocarya aschersoniana, Nectandra lanceolata, Ocotea puberula e Ocotea catharinensis. Inicialmente, a equipe demarcou as árvores e se ateve à coleta de frutos e extração de sementes, que são levadas para o laboratório e desinfetadas com hipoclorito de sódio. As sementes são submetidas aos tratamentos de superação de dormência que são baseados nos tipos de dormência que a semente apresenta. Estas podem ser exógena, quando relacionadas ao seu tegumento e outras estruturas que circundam o embrião, ou então endógena, quando relacionadas às características do embrião.

Algumas sementes podem ter os dois tipos de dormência e, nesse caso, mais de um tratamento é aplicado. Cada espécie avaliada deve ser submetida a diferentes tratamentos, alguns métodos empregados são a retirada do tegumento, imersão em água quente, escarificações físicas e químicas. Após os tratamentos, as sementes passam pelo teste de germinação e tem seu vigor avaliado.

Com este trabalho, espera-se determinar os melhores métodos para superação de dormência das espécies estudadas e demarcar as árvores matrizes para facilitar a coleta de sementes, estimulando a produção de mudas por viveiristas e produtores rurais.

Créditos

Fotos:   Paulo Otávio Pezenti

Texto: Matheus Leitzke

Revisão: Prof.ª Ellenise Bicalho