Campus Rio do Sul participa do Reuni Challenge SC

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Competição iniciou na última sexta-feira e terminou no domingo, 12. Equipe IFC ++ de Rio do Sul competiu com outros 398 estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior de todo estado

Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC conectou o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um final de semana, numa competição 100% on-line. O evento iniciou na sexta-feira, 10 de setembro, com a participação de 48 equipes e cerca de 400 acadêmicos e professores, em busca do título de Universidade mais empreendedora do Estado de Santa Catarina.

Para o professor Fábio Alexandrini, que coordenou a equipe do IFC de Rio do Sul, o evento foi uma excelente oportunidade para reunir equipes em torno do desenvolvimento de ideias sustentáveis para empreender. Permitindo aplicar os conhecimentos da disciplina de Empreendedorismo à prática. Inclusive o MEC tem programa de incentivo ao empreendedorismo universitário, salientou.

EXPERIÊNCIA AOS ACADÊMICOS

De acordo com o acadêmico Angelo Rafael Araújo Aristides, da segunda fase de Ciência da Computação (BCC) Durante a competição, as equipes se organizam e avaliavam um problema, construíam uma ideia de solução, validam se essa proposta de fato resolvia este problema, montavam um modelo de negócio e apresentavam para as bancas avaliadoras. “Essa experiência foi incrível e o apoio do professor Fábio e dos colegas foi fundamental para criarmos as soluções dentro dos problemas apresentados.”

Já Cleverson Hoffmann, da quinta fase (BCC), comentou a importância de empreender de forma prática. Para ele, foi uma experiência que vai além da sala de aula e da disciplina de empreendedorismo. “É na prática que fomos obrigados a pensar fora da caixa. Fortalecemos e inovamos melhorando. Além de todo trabalho a amizade que formamos e o networking ficaram para a vida toda”.

Os estudantes Kalil de Oliveira e Jênifer Vieira Goedert, também do curso de Ciência da Computação, enfatizaram que as boas ideias não surgem por acaso, mas são resultado de técnica, inspiração e persistência. “Três dias de aprendizado e muito interação”, completou Jênifer.

As equipes participantes puderam usar o espaço dos Centros de Inovação durante todo o evento, já que enquanto parceira e apoiadora do evento, as redes de Centros de Inovação ficaram abertas o final de semana para acolher os acadêmicos participantes da edição.  Em Rio do Sul o apoio foi dado pelo Centro de Inovação Noberto Frahm, que disponibilizou o  espaço de CoWorking. Toda a dinâmica do evento foi on-line.