Menu principal
 

Projeto monitora a população de moscas das frutas em pomares do IFC Rio do Sul.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

As moscas das frutas são insetos que atacam um número expressivo de espécies de frutíferas, além de se dispersarem e reproduzirem com facilidade. Como o nome sugere, esses insetos causam danos nos frutos. Seus ovos são depositados nessas estruturas e, quando eclodem, as larvas passam a se alimentar de polpa, o que inviabiliza a comercialização desses frutos. Por esses motivos, estudos são realizados para entender o comportamento desses organismos.
Coordenado pela professora Flávia Queiroz de Oliveira, com o auxílio do professor Leonardo Neves de Oliveira e executado pelas estudantes Débora Cristina Deodato da Rocha e Tifani Bonelli, o projeto de pesquisa “Flutuação populacional e análise faunística de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em Pomares Instalados no Campus do IFC – Rio do Sul – SC” monitora a presença desses insetos. Nesse projeto, a população de moscas das frutas está sendo monitorada nas árvores frutíferas do campus, Unidade Sede. As coletas são realizadas quinzenalmente durante o período de frutificação de cada espécie avaliada. As moscas capturadas são levadas para o laboratório, onde são identificados e sexadas.
A coleta de dados deve ocorrer durante cinco anos para que se produza um levantamento adequado. Com essas informações será possível estimar a população de moscas das frutas em cada época do ano. Com a realização desse projeto, almeja-se auxiliar o fruticultor a decidir o melhor momento da adoção de métodos de controle, reduzindo custos na prevenção do ataque desses insetos em momentos em que não estão presentes.