Menu principal
 

Realizada a certificação do curso de Meliponicultura do IFC de Rio do Sul

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Evento foi realizado pelo canal do Youtube e contou com a participação dos estudantes, professores, direção do campus e da Reitora do IFC. Ao total, 200 participantes das 5 regiões do Brasil finalizaram a qualificação em formato remoto.

Aconteceu no último dia 14, a certificação dos concluintes do curso de Meliponicultura do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul. Com estudantes das 5 regiões e um participante da Bolívia, a coordenação do curso considerou a formação um verdadeiro sucesso.

Por trabalhar apenas com abelhas nativas brasileiras, popularmente chamadas de sem ferrão, o curso permite ao aluno aprender técnicas de cuidado, manejo e ampliação das colmeias, sendo esta uma atividade que gera renda extra aos proprietários, pois o mel produzido por essas espécies tem um maior valor agregado, além de contribuir para a conservação ambiental.

O Campus Rio do Sul, com o apoio do prof. Sigfrid Fromming realiza o curso de formação em Meliponicultura desde 2016, quando iniciou uma turma na cidade de Rio do Sul. No ano seguinte foi expandido para Blumenau, com aulas no campus local.

Segundo o professor Sigfrid, coordenador do curso, em 2020 foi atendido também o campus de Araquari, e as 3 cidades passaram a ter a oferta do curso, sendo a gerência feita pelo campus Rio do Sul. Com a pandemia, a formação passou a ser ofertada no sistema de aulas remotas e isso impulsionou a ideia de fazê-lo todo virtualmente.

“Muitos relatos dos estudantes mostram como uma atitude simples de promover o curso pode transformar o mundo de alguém. Muitas mensagens de agradecimento pela existência do curso e da dedicação dos colaboradores foram enviadas, o que demonstra que estamos no caminho certo” comentou Sigfried.

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, abriu a solenidade comentando que o IFC tem em sua essência a formação técnica e a Rede Federal, atuante em todas as regiões, possibilita integrar e fortalecer cursos de qualificação, que levam ensino a todo o Brasil e até internacionalmente, como a este estudante da Bolívia. “Ter uma formação como esta é um diferencial e tenho certeza que de muito sucesso”, comentou.

O diretor do campus Rio do Sul, André Raupp, durante a solenidade de certificação, aproveitou para parabenizar os estudantes e a todos os envolvidos, sendo que um curso com essas características tem um potencial de agregar valor às atividades já desenvolvidas, ou mesmo servir de motivador para novos negócios. “Nunca deixem de aproveitar os espaços formativos e parabéns pela conclusão do curso”, salientou.