Realizada mais uma certificação do curso de Meliponicultura no IFC de Rio do Sul

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Evento foi realizado pelo canal do Youtube e contou com a participação dos estudantes, professores, direção do campus e da Reitora do IFC. Ao total, 238 participantes das 5 regiões do Brasil finalizaram a qualificação em formato remoto.

Aconteceu no último dia 06, a certificação dos concluintes do curso de Meliponicultura do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul. Com estudantes das 5 regiões do Brasil, a coordenação do curso considerou a formação um verdadeiro sucesso.

Por trabalhar apenas com abelhas nativas brasileiras, popularmente chamadas de sem ferrão, o curso permite ao aluno aprender técnicas de cuidado, manejo e ampliação das colmeias, sendo esta uma atividade que gera renda extra aos proprietários, pois o mel produzido por essas espécies tem um maior valor agregado, além de contribuir para a conservação ambiental.

O Campus Rio do Sul, com o apoio do prof. Sigfrid Fromming realiza o curso de formação em Meliponicultura desde 2016, quando iniciou uma turma na cidade de Rio do Sul. No ano seguinte foi expandido para Blumenau, com aulas no campus local.

Segundo o professor Sigfrid, coordenador do curso, a formação em sistema remoto impulsiona ainda mais a participação de estudantes, realizando suas atividades formativas na própria cidade, sem necessidade de deslocamento.

“Muitos relatos dos formandos mostram como uma atitude simples de promover o curso pode transformar o mundo de alguém. Muitas mensagens de agradecimento pela existência do curso e da dedicação dos colaboradores foram enviadas, o que demonstra que estamos no caminho certo” comentou Sigfrid.

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, abriu a solenidade comentando que o IFC tem em sua essência a formação técnica e a Rede Federal, atuante em todas as regiões, possibilita integrar e fortalecer cursos de qualificação, que levam ensino a todo o Brasil. “Ter uma formação como esta é um diferencial e tenho certeza que de muito sucesso”, comentou.

O diretor do campus Rio do Sul, André Raupp, durante a solenidade de certificação, aproveitou para parabenizar os estudantes e a todos os envolvidos, sendo que um curso com essas características tem um potencial de agregar valor às atividades já desenvolvidas, ou mesmo servir de motivador para novos negócios. “Nunca deixem de aproveitar os espaços formativos e parabéns pela conclusão do curso”, salientou.

A transmissão da solenidade ocorreu no Youtube e foi organizada pelo coordenador do curso Sigfrid Fromming, com a apresentação do coordenador de Extensão do Campus Rio do Sul, Rogério Krause. Se desejar assistir o evento, basta um click neste link. Se o seu interesse for em conhecer um pouco mais sobre as técnicas de manejo e criação das abelhas nativas, acompanhe as atualizações e abertura de novas turmas aqui.