IFC inicia o ano letivo com atividades variadas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos e os veteranos dos cursos superiores foram recebidos pelos professores. Palestras e momentos de socialização marcaram o primeiro dia letivo de 2023.

A segunda-feira, dia 6 de fevereiro, foi diferente para os alunos dos primeiros anos dos cursos integrados do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul. Alguns preocupados com a moradia, entrega de materiais, outros mais focados nas novidades do curso que escolheu. Uma visita pela Unidade Sede motivou os estudantes que chegavam de vários municípios, como a aluna Larissa Jungues Preis, de Rio do Campo, que veio acompanhada de seu pai Rodrigo.

Rodrigo Preis, ex-aluno da quarta turma do IFC, incentivou sua filha Larissa na escolha e motivou a jovem colocar em prática na propriedade o que aprender no curso técnico de agroecologia. “Vai ser um grande aprendizado e estou bem animada com o curso, quero muito ajudar minha família com práticas mais sustentáveis”, comentou Larissa.

Assim como ela, estudantes dos cursos de Agropecuária, Informática para Internet e os subsequentes em Agrimensura e Agropecuária, aproveitaram o primeiro encontro com os colegas de turma para reforçar os laços de amizades e auxílio mútuo, características que serão reforçadas durante os próximos anos na instituição.

Para dar início ao ano letivo, a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão preparou para toda a semana, momentos de conversas e informações com todas as turmas, visando explicar o funcionamento da instituição, calendário acadêmico e atividades programadas. Na Unidade Sede, os pais dos primeiros anos também participaram de uma reunião geral com a direção e coordenações.

CURSOS SUPERIORES

Já as atividades dos acadêmicos veteranos dos cursos superiores iniciaram com palestras e atividades em sala de aula. O curso de Ciência da Computação iniciou com a primeira palestra do projeto IFC mais Empreendedor Tecnológico – Empetec, apoiado pela Fapesc. O empresário escolhido para abertura foi Tony Chierighini, atual diretor executivo do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas Celta, de Florianópolis.

O curso de Engenharia Mecatrônica preparou uma palestra no auditório da Unidade Tecnológica e logo em seguida os estudantes foram encaminhados aos laboratórios para conversas com os professores das disciplinas. Semelhante ocorreu com os acadêmicos do curso de Agronomia, que já estavam em sala de aula na manhã de segunda-feira.

Os cursos de licenciatura tiveram um momento especial, foram recepcionados com um café, organizado pelos professores dos cursos de Pedagogia, Matemática e Física. Após a descontração inicial, uma reunião informativa foi realizada no auditório da Unidade Urbana. O diretor geral, André Raupp, que participou de todos os momentos de conversas durante o dia, além das boas vindas, repassou algumas atualizações sobre a questão orçamentária do campus, as expectativas para o ano letivo, a qualidade do ensino ofertado e reforçou as oportunidades de pesquisa e extensão disponibilizadas pelo IFC.

Após a abertura do ano letivo, com as falas dos coordenadores de cursos, apresentação dos professores e centros acadêmicos, um momento de dinâmica foi organizada pelo pedagogo Laércio de Souza, encerrando o momento de integração das licenciaturas.