Menu principal
 

Ambulatório


O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, conta com serviço de Atendimento Ambulatorial de Enfermagem. O setor está localizado na Unidade Sede e funciona às segundas das 09h às 12h e das 13h às 18h, e de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O serviço de Enfermagem do IFC tem como finalidade atuar, preferencialmente, em ações preventivas e de promoção à saúde, direcionadas para a melhoria da qualidade de vida dos discentes, servidores e demais membros da comunidade acadêmica, por meio de palestras socioeducativas de orientação à saúde pessoal e coletiva, e participando das campanhas nacionais de combate às endemias, epidemias e pandemias, dentre outras, conforme a necessidade observada em cada localidade, e de acordo com as ações propostas pela reitoria conforme calendário institucional.

No IFC campus Rio do Sul a Assistência Ambulatorial de Enfermagem é prestada a alunos, servidores e terceirizados, nas seguintes modalidades:

  • Atividades de educação em saúde, preferencialmente;
  • Assessoria de enfermagem aos demais setores do IFC – Campus Rio do Sul, outros campi e instituições/organizações;
  • Consulta de Enfermagem – Utiliza componentes do método científico para identificar situações de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, família e comunidade (Resolução COFEN 159/1993);
  • Aferição de sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura; saturação de oxigênio no sangue);
  • Hemoglicoteste quando necessário, ou mediante prescrição médica com material particular do usuário do serviço;
  • Curativos;
  • Retirada de pontos, mediante apresentação de prescrição médica;
  • Aplicação tópica de calor ou frio;
  • Administração de medicação tópica, oftalmológica, otológica, inalatória, oral, subcutânea e intramuscular particular do usuário, que apresente prescrição médica válida.*

*O setor não prescreve ou fornece medicação.


ENCAMINHAMENTO PARA ATENDIMENTO MÉDICO

Os encaminhamentos para atendimentos médicos serão realizados conforme avaliação e classificação de risco:

Situações de Emergência ou Muito Urgentes, que requeiram atendimento médico imediato:

  • Será acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou o Corpo de Bombeiros, e os responsáveis legais serão contatados para acompanhamento no hospital.

Situações de Urgência, que requeiram atendimento médico em até 60 minutos:

  • O transporte para hospital é realizado pelo IFC, e os responsáveis legais serão contatados para acompanhamento no hospital.

Situações Pouco Urgentes, que requeiram atendimento médico em até 6 horas:

  • Os responsáveis legais são contatados para que, estes, realizem o transporte do aluno para atendimento médico e acompanhamento.

Situações Não Urgentes, que requeira atendimento médico, mas por ser de baixa gravidade pode aguardar até 8 horas ou agendamento:

  • São comunicados os responsáveis legais para que realizem transporte, do estudante, para atendimento médico e acompanhamento.

Realização de Procedimentos e Consultas (médicas, odontológicas, psicológicas, fisioterapia, marcações, realização de exames, busca de resultados e medicamentos):

  • São comunicados os responsáveis legais para que realizem transporte, do estudante, para atendimento médico e acompanhamento.

SERVIDORAS

BRUNHILDE BERG
Auxiliar de Enfermagem


THISA BARCELLOS BENFATTO
Enfermeira