Menu principal
 

Home


As bibliotecas do IFC oferecem o serviço de empréstimo domiciliar para estudantes a partir de julho de 2021. O serviço que até então era oferecido somente aos servidores, visa atender necessidades bibliográficas emergenciais para respaldar as atividades de ensino remotas.

Recomendamos aos estudantes e servidores que planejem ir uma única vez ao campus para retirarem tudo o que necessitam para o trimestre ou semestre a fim de evitar circulações desnecessárias.


→ Para realizar a SOLICITAÇÃO DE EMPRÉSTIMO DOMICILIAR siga o tutorial ao lado.

A biblioteca receberá os pedidos de empréstimo, realizados somente pelo sistema Pergamum (conforme as orientações disponíveis no tutorial), e enviará e-mail para comunicar o dia e a hora para a retirada do material.


Caso encontrem alguma dificuldade, entrem em contato com a biblioteca pelo e-mail: bibliotecasede.riodosul@ifc.edu.br

*A devolução dos materiais deverá ser realizada somente no retorno das atividades presenciais.


ATENDIMENTO REMOTO

Em caso de dúvida ou necessidade de suporte você pode iniciar um chamado pelo *Atendimento Virtual, neste caso, basta clicar no botão “Como podemos te ajudar?” (disponível na versão desktop), para o acesso via tablet ou celular clique no ícone verde redondo localizado na parte inferior do lado direito da tela e informar o seu nome, e-mail e telefone, que um dos nossos servidores irá lhe atender. Caso nenhum dos nossos operadores esteja disponível no momento, não se preocupe, nossa equipe entrará em contato, assim que possível!

OUTRAS FORMAS DE CONTATO

SEDE: bibliotecasede.riodosul@ifc.edu.br ou pelo *Atendimento Virtual.

URBANA: bibliotecaurbana.riodosul@ifc.edu.br ou pelo *Atendimento Virtual.

TECNOLÓGICA: contato apenas pelo *Atendimento Virtual.

➔ Para falar diretamente com a Bibliotecária, por favor, encaminhe a sua mensagem para: caroline.becker@ifc.edu.br

➔ No botão “Fale Conosco” você tem acesso aos contatos de toda a equipe de servidores das Bibliotecas.


ATENÇÃO: No período sem atividades letivas presenciais NÃO haverá cobrança de multa por livro em atraso.

➔ O ATENDIMENTO PRESENCIAL regular nas bibliotecas SEDE, TECNOLÓGICA e URBANA está TEMPORARIAMENTE SUSPENSO.



RECOMENDAÇÕES NA PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

  • Higienize as suas mãos com água e sabonete líquido, e/ou álcool em gel;
  • Utilize máscaras que cubram o nariz e a boca;
  • Utilize lenço de papel ao tossir e espirrar, bem como realize o seu descarte adequado;
  • Mantenha os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
  • Evite o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros, dando preferência à utilização de copos;
  • Evite o compartilhamento de copos, pratos, vasilhas, talheres, alimentos e bebidas;
  • Fique atento a indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse seca, coriza, etc). Nesses casos, oriente a procura por atendimento médico.

NOTÍCIAS DO INFORME CORONAVÍRUS IFC



O documento pode ser emitido pelo próprio usuário via “Meu Pergamum“.

Para emitir a sua declaração, clique no botão Meu Pergamum no menu superior e realize o login com o número da matrícula e a senha utilizada para realizar o empréstimo de materiais na Biblioteca, em seguida, clique em Empréstimo e depois em Declaração de Nada Consta.

*A emissão do documento só é liberada pelo sistema quando o usuário está sem pendências com a Biblioteca (multa ou materiais emprestados).

➔ Em caso de dúvida para emissão do documento, por favor, CLIQUE AQUI e consulte o tutorial.


Usuários com multa na Biblioteca podem gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e realizar o pagamento.

Para emitir a sua GRU clique no botão Meu Pergamum no menu superior e realize o login com o número da matrícula e a senha utilizada para realizar o empréstimo de materiais na Biblioteca, em seguida, clique em Empréstimo, depois em Débito e em seguida em GRU.

IMPORTANTE:

  • A multa só é gerada após a devolução do material na Biblioteca.
  • A GRU deve ser paga exclusivamente nas agências do Banco do Brasil (Art. 3º – Instrução Normativa STN/MF nº 2 de 22 maio de 2009). Os usuários correntistas do Banco do Brasil podem pagar através do aplicativo do Banco.
  • Após o pagamento da GRU, o comprovante deve ser encaminhado a Biblioteca por e-mail, para que o setor realize a baixa do débito no sistema.
  • O débito no Pergamum (sistema da biblioteca) só será baixado após a apresentação do comprovante de pagamento da GRU.

ATENÇÃO: Pagamento realizado como agendamento não será aceito, devendo constar no recibo a indicação “comprovante de pagamento”.


NOTÍCIAS DO SIBI – RSS


O Portal de Publicações Eletrônicas do Instituto Federal Catarinense (IFC) é um espaço destinado à divulgação de periódicos científicos e anais de eventos institucionais. Administrado pela Coordenação da Editora IFC, setor vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI), ele utiliza o Open Journal System (OJS), sistema desenvolvido para a produção e gestão de publicações periódicas eletrônicas.

➔ Todas as publicações são de acesso livre e gratuito.



Os verificadores de plágio são ferramentas que permitem verificar a suspeita de cópia não autorizada de partes ou da íntegra de documentos que pertença a outra pessoa detentora dos direitos autorais. Para combater esta prática já existem algumas ferramentas online que capazes de identificar se o conteúdo foi copiado de outra fonte sem a devida indicação de autoria.

Confira abaixo alguns dos verificadores de plágio disponíveis:

COPYLEAKS: monitora e rastrear a distribuição de conteúdo online;

PLAGIARISM: é um serviço prestado a estudantes do ensino médio, universitário que auxilia na redação de trabalhos acadêmicos, de teses e dissertações;

GRAMMARLY: apresenta uma interface limpa e de fácil utilização, o Grammarly compara palavras a mais de 8 bilhões de páginas da web;

NOPLAG: compara a redação do documento “verificado” a artigos publicados online com o objetivo de detectar possíveis cópias não autorizadas;

PLAGIARISM: utiliza algoritmos para identificar possíveis casos de plágio, é um verificador bastante usado por estudantes, escritores e jornalistas;

PLAGIUM: disponível em uma versão paga e a outra gratuita (com recursos limitados).


ORIENTAÇÕES E TUTORIAIS


DOCUMENTOS


HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS BIBLIOTECAS

SEDE, TECNOLÓGICA e URBANA: ATENDIMENTO PRESENCIAL TEMPORARIAMENTE SUSPENSO.


× Como podemos te ajudar?