O Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) é voltado para o fomento a estudos das questões relativas à inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas, e desenvolvimento de ações de inclusão e quebra de barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas (Resolução 33/2019- CONSUPER).
NOTÍCIAS
- I SEMINÁRIO DE NEURODIVERGÊNCIA E EDUCAÇÃONo dia 21 de Outubro de 2022 o IFC – campus Rio do Sul realizou o I SEMINÁRIO DE NEURODIVERGÊNCIA E EDUCAÇÃO. O evento foi marcado por intensas trocas de experiência em um ambiente de diálogo e acolhimento. O número de participantes superou as expectativas da equipe organizadora. O Seminário contou com tradução de interpretes… Read more: I SEMINÁRIO DE NEURODIVERGÊNCIA E EDUCAÇÃO
- 21 DE SETEMBRO – Dia Nacional de Luta das Pessoas com DeficiênciaNo dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133, entretanto já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e… Read more: 21 DE SETEMBRO – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
- Atribuições do NAPNEAs atribuições do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) nas unidades do IFC são: I – Desenvolver ações de implementação de políticas de inclusão, conforme as demandas existentes na região de abrangência; II – Contribui r para as políticas de inclusão das esferas municipal, estadual e federal; III –… Read more: Atribuições do NAPNE
ABAIXO VOCÊ ENCONTRA OS E-MAILS DOS NAPNES DOS CAMPI E DA REITORIA DO IFC
IFC EXPLICA
Confira o vídeo abaixo e entenda quem pode se inscrever nas cotas para pessoas com deficiência dos cursos do IFC.
TATIANA PIRES ESCOBAR – Coordenadora do NAPNE campus Rio do Sul
- Telefone: +55 (47) 3525-8634
- E-mail: napne.riodosul@ifc.edu.br
VÍDEOS
- Cultura Bilíngue e Boa Convivência: a inserção do aluno surdo no IFC (Afonso da Luz Loss)
- Cultura Bilíngue e boa convivência: a inserção do aluno surdo no IFC (Profª. Maria Auxiliadora)
- O Cão-guia como Instrumento de Mobilidade e Inclusão Social
- O Modelo Social da Deficiência e as Barreias Ambientais e Atitudinais
- Projeto “Aprendendo com o Mar” e Cães-guia do IFC
- Transtornos de Aprendizagem: aspectos legais e pedagógicos (Damião Silva e Denner Pereira)