COMUNICADO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS RIO DO SUL

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Considerando as importantes discussões que vem acontecendo em Rio do Sul e região, algumas das quais tendo o Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul como objeto, sua Equipe de Direção, vêm a público, dar destaque a alguns dos referenciais de atuação institucional do campus e à inserção no município e no Alto Vale do Itajaí.

No ano de 2008, através da lei federal 11.892, de 29 de dezembro, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil. Em Santa Catarina, foram criados 02 (dois) Institutos Federais: o de Santa Catarina (IFSC), a partir da reorganização das unidades do CEFET-SC; e o Catarinense (IFC), proveniente da unificação das escolas agrotécnicas federais de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, na época vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina.

Os Institutos Federais são vinculados ao Ministério da Educação e equiparados às Universidades Federais, o que garante alguns diferenciais como: a) autonomia administrativa, financeira e didático-pedagógica; b) políticas consistentes para o desenvolvimento da pesquisa aplicada, inovação e capacitação; c) atuam em todos os níveis da educação profissional e tecnológica; d) ofertam cursos voltados ao atendimento dos arranjos produtivos locais; e) alto grau de transferência de tecnologia aplicada a produtos e processos, por meio da pesquisa e extensão tecnológica.

Ou seja, a Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, que iniciou suas atividades letivas neste município em 05 de junho de 1995 (há 25 anos), em 2008, tornou-se o IFC – Campus Rio do Sul (http://bit.ly/ifc-rsl).

Este processo, possibilitou que o IFC – Campus Rio do Sul ampliasse suas áreas de atuação, bem como o número de cursos ofertados. Atualmente, o campus é composto por 03 (três) unidades – Sede, Urbana e Tecnológica, onde são ofertados cursos regulares de: a) nível médio integrado (Agroecologia, Agropecuária e Informática); b) subsequente ao ensino médio (Agrimensura e Agropecuária), c)  graduação: voltados à formação de professores (licenciaturas em Física, Matemática e Pedagogia); e de bacharelado (Agronomia, Ciência da Computação e Mecatrônica); e) e pós-graduação (Sistemas Agrícolas Regionais).

Hoje, o Campus Rio do Sul proporciona educação para aproximadamente 1.900 (mil e novecentos) estudantes, os quais são oriundos de mais de 60 (sessenta) municípios de Santa Catarina e de diversos estados do Brasil. Destes, mais de 300 (trezentos) alunos do ensino médio integrado, estudam em regime de internato na unidade Sede do campus. Ao longo dos 25 anos de existência, foram formados cerca de 2.800 (dois mil e oitocentos) estudantes nos cursos de nível técnico, subsequente, superior e de pós-graduação ofertados pelo campus.

Também relevantes são os mais de 80 (oitenta) projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos atualmente na instituição e junto à comunidade, os quais são únicos, diferenciados e dialogam com as vocações e particularidades da região e do estado de Santa Catarina. Os estudantes do campus frequentemente alcançam posições de destaque em eventos científicos de todo o País, desenvolvendo pesquisas e criando técnicas.

É motivo de orgulho que, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2020), o IFC – Campus Rio do Sul conta com o melhor ensino médio público do Alto Vale do Itajaí, o terceiro do IFC e o sexto do estado de Santa Catarina.

Os cursos superiores do campus, igualmente, têm obtido ótimos indicadores em processos de reconhecimento e avaliações externas. Seus egressos, têm logrado êxito em carreiras da iniciativa privada ou pública.

Vale destacar que o IFC – Campus Rio do Sul é uma instituição pública federal, logo, todos os cursos são públicos e gratuitos. Não há cobrança de mensalidade! Seu referencial institucional e de qualidade dos processos de ensino e aprendizagem continuarão sendo construídos e defendidos por muitas mãos.

Neste momento em que todos têm suas atividades impactadas pela pandemia de Covid-19, o IFC e o Campus Rio do Sul migraram seus cursos presenciais para a modalidade de ensino remoto. Além do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por parte dos professores para oferta de conteúdo, várias ações para inclusão digital e assistência aos estudantes em vulnerabilidade foram e estão sendo tomadas.

.riodosul
.

Informações sobre o processo seletivo 2021: https://ingresso.ifc.edu.br/.

Equipe de Direção do IFC – Campus Rio do Sul.