Egresso do IFC é vencedor do Prêmio Inovação Catarinense

quinta-feira, 29 de abril de 2021

O pesquisador Daniel Verdi do Amarante, egresso do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Rio do Sul, é o vencedor da categoria “Jovem Inovador” do 8º Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Amarante foi premiado pelo projeto “Horsensor – Obtenção e Análise de Dados Quantitativos na Equoterapia”, desenvolvido enquanto ainda era discente do IFC. A cerimônia online de premiação foi realizada na terça-feira (27).

A tecnologia elaborada pelo jovem pesquisador utiliza sensores inerciais e um controlador Arduino para obter dados durante sessões de equoterapia, a partir da captação dos movimentos tanto do paciente quanto do cavalo. A ideia é registrar a relação entre os estímulos recebidos pelo praticante e transmitidos pelo animal. As informações coletadas são armazenadas em um banco de dados e disponibilizadas para pesquisadores da área por meio de um website. “Os resultados atuais indicam que o projeto deve auxiliar e beneficiar profissionais que trabalham com a prática, pesquisadores e também os próprios pacientes. Além disso, o sistema pode ser utilizado em outras situações, como estudos de outras terapias, análises em esporte e criação de animações”, explica Amarante.

O Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer tem como objetivo dar reconhecimento e visibilidade a pessoas e instituições catarinenses que promovam o conhecimento científico e tecnológico. A premiação conta com 11 categorias, contemplando estudantes, professores, pesquisadores, cientistas, empresas e órgãos governamentais. Os três primeiros colocados em cada uma delas recebem, respectivamente, R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil.

A modalidade vencida pelo egresso do IFC, “Jovem Inovador”, é voltada a estudantes que tenham “desenvolvido trabalho de Iniciação Científica resultante em ideia de produto, processo ou serviço inovador ou em plano de negócio de empresa inovadora, preferencialmente, com alto potencial de crescimento”.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com informações da Cecom/Rio do Sul
Imagem: Daniel Verdi do Amarante