Estrada do Redentor: Pavimentação volta a ser discutida

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Reunião contou com autoridades de Rio do Sul, servidores e estudantes do IFC. Previsão é que em outubro o projeto técnico comece a ser feito em parceria com a Amavi

A unidade Sede do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul sediou na última sexta-feira (3) uma reunião para tratar da pavimentação da Estrada do Redentor. No encontro, a prefeitura apresentou o plano de pavimentação que prevê o início da confecção do projeto técnico. Essa primeira etapa será feita em uma parceria entre a prefeitura e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

O projeto técnico de pavimentação de toda a Serra do Redentor, que tem em torno de 6 quilômetros de extensão, será iniciado em outubro. A ideia é que toda a via tenha um levantamento completo, facilitando assim a busca por recursos para posterior obra executiva.

Segundo o prefeito José Thomé, o projeto é prioridade e faz parte do plano de metas da administração para os próximos quatro anos. Algumas opções de financiamento para uma possível obra estão sendo avaliadas, inclusive com financiamento federal, já que a estrada é uma das principais formas de acesso ao Instituto Federal Catarinense.

O diretor do IFC de Rio do Sul, André Raupp, salientou que a instituição está há 26 anos atendendo a região e a segurança com relação ao deslocamento até a unidade sede sempre esteve em discussão. Nos últimos anos, algumas etapas foram realizadas com o apoio do IFC, como o levantamento planialtimétrico, mas a busca agora é finalizar o projeto visando a obra, que vai atender a comunidade e também os estudantes do IFC.

O encontro contou com a presença do prefeito de Rio do Sul, José Thomé, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Norberto Zanis e o vereador Bonfanti, o diretor geral do IFC de Rio do Sul, André Raupp, representantes da comunidade da Serra Canoas, servidores do IFC e estudantes de Agronomia. No mês de outubro já ficou agendada uma nova reunião com os envolvidos para avaliar o encaminhamento.