Menu principal
 

Inicia o Congresso Catarinense de Ciência da Computação no IFC

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Evento será em formato híbrido e acontece até julho, com palestras presenciais e outras transmitidas pelo canal do evento no Youtube. Solenidade de abertura ocorreu no auditório da Unidade Urbana, nesta segunda-feira.

Iniciou nesta semana, o Congresso Catarinense de Ciência da Computação – 4C, que é realizado anualmente no Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul. O congresso objetiva agregar conhecimento aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisa e extensão nas várias instituições de ensino de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, de modo a promover um amplo debate sobre as possibilidades de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em áreas relacionadas à administração privada e pública do sul do Brasil, em especial a temática de educação e informática.

A temática principal deste ano é o Empreendedorismo Tecnológico para despertar nos estudantes e pesquisadores o interesse em empreender, transformando suas ideias e pesquisas em negócios ou empreendimentos sociais.  Também estará aberto para parlamentares, gestores públicos e lideranças trabalhistas, empresariais e comunitárias.

Segundo o coordenador do evento, prof. Fábio Alexandrini, o congresso vai fortalecer as parcerias empresariais da região, trazendo exemplos práticos das empresas, conversas com especialistas e oportunidades de negócios aos acadêmicos. “Esses espaços de troca de informações também aproximam os jovens do mercado e podem gerar ideias inovadoras nos futuros profissionais que hoje não nossos acadêmicos”, enfatizou.

Um caso prático é do estudantes João Victor Vieira, que está na terceira fase do curso de Ciência da Computação. Ele veio de Rondônia e está aproveitando o congresso para fazer contatos, visando no futuro, desenvolver seu projeto empreendedor. “Quero ter mais experiência na área para agregar conhecimento técnico ao meu projeto, pois pretendo desenvolver algo novo”, salientou ele.

O evento é apoiado financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, por meio do edital 26/2021 e será realizado pela primeira vez de forma híbrida, com encontros presenciais e palestras online entre os meses de março a julho. O canal para assistir aos vídeos é: https://www.youtube.com/channel/UCZM.