Menu principal
 

Estão abertas as inscrições para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC

segunda-feira, 25 de julho de 2022

As inscrições para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC começaram hoje, dia (25). São ofertadas 2270 vagas em 17 cursos, distribuídas entre os quinze campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre de 2023. Em Rio do Sul as vagas são para os cursos de Agropecuária, Agroecologia e Informática para Internet. Todos os cursos são totalmente gratuitos: não há taxa de matrícula, mensalidade ou cobrança por material.

O Edital que rege os procedimentos acaba de ser publicado, e pode ser acessado no link abaixo, junto com seus anexos:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL Nº 47/2022

As inscrições ficam abertas até o dia 16/09, e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato; o Instituto vai disponibilizar computadores em todos os campi para aqueles que não tiverem acesso à rede. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 25; no entanto, o Edital prevê isenção deste valor para candidatos em vulnerabilidade social. 

É importante salientar que,  a partir desta edição do certame, por força de legislação, todos os processos seletivos do IFC exigirão que os candidatos e candidatas possuam cadastro no sistema gov.br para se inscrever (saiba mais sobre este assunto aqui.)

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO 

O IFC disponibiliza também um passo-a-passo com sobre como fazer sua inscrição. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link abaixo: 

PASSO-A-PASSO: COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

O documento contém informações detalhadas sobre todas as etapas do processo, como o cronograma de atividades, os locais e procedimentos de inscrição, o funcionamento e as exigências do Sistema de Ações Afirmativas (cotas), a distribuição das vagas em cada modalidade e os detalhes sobre a realização das provas, entre outras. Por isso, a leitura atenta do documento é essencial. 

Retorno das provas

A seleção atual  marca ainda a volta da aplicação do Exame de Classificação — ou seja, a realização de provas — como método de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Devido à pandemia de Covid-19, os últimos dois certames foram realizados em formato de sorteio, para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores do IFC e demais envolvidos na realização da seleção. Com o panorama sanitário mais controlado, a realização do exame de classificação será retomada, conforme previsto no regulamento de ingresso do IFC.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza