Egresso do curso de física do IFC defende tese sobre uso de física nuclear para descrição de estrelas na UFSC

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

A tarde do último dia 17 de julho foi especial para Kauan Dalfovo Marquez, estudante do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFSC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A data marcou o dia da defesa de sua tese de doutorado, com um trabalho que investigou o uso da física nuclear para descrição de estrelas de nêutrons – objetos astronômicos super densos que surgem com a “morte” de algumas estrelas.

Atualmente com 27 anos, Kauan recorda do interesse desde a infância pelas disciplinas de ciência, em especial pela Física. O recém-doutor tem uma doença neurodegenerativa chamada atrofia muscular espinhal (AME tipo 2) e, devido à condição, precisava passar longos períodos afastados da sala de aula e estudar em casa por meio dos materiais e atividades enviados pelos professores. “Nesse período, passei a me interessar muito por Matemática. Então, quando houve a possibilidade de cursar Física na cidade em que eu morava, decidi que assim seria”, afirma.

Natural de Rio de Sul, no Alto Vale do Itajaí, o estudante cursou licenciatura em Física pelo Instituto Federal Catarinense no campus Rio do Sul. A trajetória na UFSC começou em 2016, quando ingressou no mestrado. Somando o tempo de doutorado, foram seis anos na instituição onde hoje é bolsista de pós-doc e membro do grupo de pesquisa em Física Hadrônica nas Matérias Nuclear e Estelar, que desenvolve pesquisas com aplicações na descrição de remanescentes estelares.

Conheça mais sobre a história da pesquisa do Kauan aqui.

Maykon Oliveira | Jornalista da Agecom | UFSC