Feira de Conhecimento Científico e Tecnológico chega ao fim com a indicação de trabalhos

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Após dois dias de apresentações, estudantes prestigiaram o encerramento do evento, que contou com apresentações culturais e o anúncio dos trabalhos indicados à Mostratec e Micti.

Aconteceu nesta semana a 23ª edição da Feira de Conhecimento Tecnológico e Científico – FETEC. Realizada desde 2000, a FETEC é um espaço de socialização de trabalhos de Iniciação Científica, que abrange desde a implantação do projeto até a análise dos resultados.

O evento, neste ano, contou com 99 trabalhos inscritos, que foram selecionados para Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar – Micti do IFC e também para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec.

No encerramento da Fetec, após a apresentação do CTG Rincão dos Guris do Campus Rio do Sul, a comissão organizadora divulgou os trabalhos selecionados. A diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Isabel Muller e o diretor geral, André Raupp, fizeram o encerramento do evento, enfatizando a importância da pesquisa e da iniciação científica no ensino técnico e superior.

Mostratec

Para a Mostratec, que ocorre anualmente em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, os trabalhos selecionados foram: Obtenção de novas cultivares de pessegueiro a partir da hibridação adaptadas as condições do Alto Vale do Itajaí-SC, dos estudantes, Luis Gustavo Pegoraro Padilha e Lucas Hoepers e a pesquisa sobre a Determinação do erro médio cometido no estabelecimento de grades amostrais visando a agricultura de precisão utilizando GPS de navegação do estudante Filipe Fontana Becker Gois.  Os professores orientadores, respectivamente, são Cláudio Keske e João Célio de Araújo.

Micti

Já para a Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar os trabalhos selecionados foram os seguintes: Site destinado para crianças com autismo; Chocadeira – sistema automatizado para controle de temperatura;  Experimento histórico para o ensino de ondas eletromagnéticas;  Conservação e manejo do solo na agricultura familiar em Lontras no Alto Vale do Itajaí-SC: ações na safra 2021/2022;  Diversificação da produção rural com o cultivo de flores de corte na região do Alto Vale do Itajaí; Divulgação e ensino de física e por fim, o projeto de Apoio à organização e participação de professores e alunos em feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia.