Nota à Comunidade sobre a Segurança Institucional

quarta-feira, 19 de abril de 2023

A Equipe de Direção do IFC – Campus Rio do Sul, comunica que tem acompanhado e participado das discussões e ações que vêm sendo desencadeadas pelo poder público e órgãos de segurança a respeito do tema “ameaças e ataques contra escolas”.

O IFC como um todo discute o assunto e, em conjunto com as demais instituições de ensino de SC, têm se engajado nas campanhas sobre proteção e segurança no ambiente escolar.

Destacamos a necessária serenidade para o trato do tema. É fundamental analisar/tratar a segurança no ambiente escolar dentro de sua complexidade com muita seriedade e responsabilidade, sem contaminar o ambiente com sentimentos de pânico e euforia, comprometendo a saúde emocional de servidores, terceirizados e estudantes, bem como as atividades de ensino e aprendizagem da instituição.

Em relação ao contexto interno do Campus, informamos a realização de ações no sentido de:

1. Orientar vigilantes e controladores de acesso para ampliar atenção frente a qualquer conduta suspeita nas imediações e acesso ao Campus;
  2. Realizar manutenção e supervisão na rede de câmeras instaladas nas unidades (aproximadamente 200 equipamentos nas três unidades), possibilitando que vigilantes, controladores de acesso e coordenações/direções específicas possam monitorar os ambientes do Campus;
  3. Oficiar órgãos de segurança pública para intensificar medidas de policiamento e rondas nas proximidades do Campus;

Nesse momento, em particular, é fundamental ficar atento e seguir as recomendações abaixo:

1. Procure informações atualizadas em canais eficientes de comunicação;
  2. Não utilize as redes sociais como fonte única de informação;
  3. Somente compartilhe conteúdos após verificar sua autenticidade;
  4. Não dissemine mensagens fantasiosas e sem autoria concreta, que instigam medo, insegurança e fake news;
  5. Ao menor sinal de ameaça ou risco, comunique às autoridades competentes.

Havendo qualquer fato novo ou atualização necessária, comunicaremos.

Equipe de Direção
IFC – Campus Rio do Sul