CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
MATRIZ 2021
Modalidade – PRESENCIAL
Quantidade de Vagas – 35
Turno de oferta – DIURNO
Regime Letivo Seriado – ANUAL
Regime de Matrícula – ANUAL
Tempo de duração do Curso – 3 ANOS
Local de Funcionamento – IFC CAMPUS RIO DO SUL – SEDE
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do curso Técnico em Agroecologia, do Instituto Federal Catarinense, possui formação profissional integrada ao Ensino Médio, ou seja, formação humanística e cultural integrada à formação técnica, tecnológica e científica com objetivo de atuar e promover a sustentabilidade em sistemas agroecológicos de produção animal e vegetal. Pautado pelos princípios da democracia, da autonomia e da participação crítica e cidadã, o egresso está habilitado a compreender que a formação humana e cidadã precede a qualificação técnica para o mundo do trabalho.
Pretende-se que o Profissional Técnico em Agroecologia formado pelo Instituto Federal Catarinense atenda todas as atribuições estabelecidas pela legislação que dispõe sobre o exercício da Profissão Técnico Agrícola. Além disso, o profissional egresso do IFC será capaz de:
– Desenvolver competências técnica e tecnológica em sua área de atuação e ser capaz de entender as relações próprias do mundo do trabalho, fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
– Continuar aprendendo e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
– Agir pessoal e coletivamente com autonomia, tomando decisões com base em princípios éticos e de maneira solidária, inclusiva e sustentável;
– Saber interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência
democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;
– Exercitar a cidadania de forma crítica, dinâmica e empática, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza.
– Entender o processo histórico da questão agrária brasileira;
– Avaliar/compreender os limites históricos e culturais da agricultura familiar;
– Compreender os motivos sociais e econômicos do êxodo rural e promover a permanência ao campo;
– Avaliar os indicativos da vida urbana como possíveis processos de qualificação da vida no campo;
– Avaliar as condições de trabalho em relação à saúde da vida no campo;
– Identificar as diversas formas de potencializar a vida em sociedade no campo;
– Compreender a Revolução Verde e o Modelo Tecnológico que este movimento representa;
– Conhecer as bases científicas da Agroecologia;
– Conhecer os principais aspectos de formação, fertilidade e conservação do solo;
– Planejar a utilização dos recursos naturais renováveis e não renováveis de maneira sustentável, ou seja, sem exaurir tais recursos;
– Conhecer o processo de conversão das unidades de produção familiares e de grande escala;
– Dominar as tecnologias Agroecológicas para cultivos anuais e perenes, e na criação de
animais;
– Desenvolver mecanismos de cooperação e organização entre agricultores;
– Dominar as técnicas de processamento de alimentos e conhecer os fundamentos do
processamento de alimentos;
– Dominar as técnicas de prevenção de acidentes;
– Entender o sentido sistêmico e amplo da Agricultura Familiar;
– Analisar e relacionar componentes de uma Unidade de Produção Familiar, Unidade de
Produção Orgânica de Grande Escala de uma região, de um país e do mundo;
– Identificar, estabelecer fluxos internos e externos entre os componentes dos sistemas
produtivos e de gestão identificados;
– Analisar sistema de produção, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental;
– Fazer o planejamento e gestão de unidades produtivas;
– Analisar as características da biodiversidade e promover a conservação e preservação do patrimônio cultural.
MATRIZ CURRICULAR
1º ANO | |||||
Componentes Curriculares | Carga horária em Extensão, Pesquisa e Inovação | Intersecção | Prática Profissional | Área do saber | C.H. TOTAL (h) |
Língua Portuguesa | 60 | 5 (Artes) | 120 | ||
Matemática | 60 | 120 | |||
Educação Física | 5 | 10 | 60 | ||
Artes | 5 | 30 | |||
Biologia | 10 | 30 | 60 | ||
História | 10 | 5 (Artes) 10 (Sociologia) | 60 | ||
Geografia | 10 | 20 | 60 | ||
Física | 5 | 20 | 60 | ||
Química | 5 | 20 | 60 | ||
Sociologia | 40 | 60 | |||
Iniciação Científica/Informática | 90 | 90 | 30 | 10 (Sociologia) 10 (Filosofia) | 90 |
Produção Animal para Agroecologia1 | 10 | 30 | 90 | ||
Produção Vegetal para Agroecologia 1 | 10 | 30 | 90 | ||
Engenharia Rural para Agroecologia 1 -Desenho Técnico e Bioconstruções | 10 | 15 | 60 | ||
Componente Integrador 1 | 15 | 5 | 30 | ||
Optativa 1 | 60 | ||||
Subtotal | 170 | 365 | 110 | 1110 | |
– | |||||
2º ANO | |||||
Componentes Curriculares | Carga horária em Extensão, Pesquisa e Inovação | Intersecção | Prática Profissional | Área do saber | C.H. TOTAL (h) |
Língua Portuguesa | 60 | 5(Artes) | 120 | ||
Matemática | 60 | 120 | |||
Educação Física | 5 | 5 | 60 | ||
Artes | 10 | 30 | |||
Biologia | 10 | 40 | 5 (Filosofia) | 60 | |
História | 20 | 5 (Artes) 5 (Filosofia) 5 (Sociologia) | 60 | ||
Geografia | 10 | 30 | 5(Sociologia) | 60 | |
Física | 5 | 10 | 60 | ||
Química | 5 | 20 | 60 | ||
Filosofia | 10 | 30 | |||
Sociologia | 20 | 30 | |||
Inglês | 5 | 10 | 60 | ||
Orientação de Estágio e Legislação Profissional | 30 | ||||
Produção Vegetal para Agroecologia 2 | 10 | 30 | 90 | ||
Produção animal para Agroecologia 2 | 10 | 30 | 90 | ||
Engenharia Rural para Agroecologia 2 – Topografia | 15 | 15 | 60 | ||
Componente Integrador 2 | 15 | 5 | 30 | ||
Optativa 2 | 60 | ||||
Subtotal | 90 | 295 | 80 | 1.110 | |
– | |||||
3º ANO | |||||
Componentes Curriculares | Carga horária em Extensão, Pesquisa e Inovação | Intersecção | Prática Profissional | Área do saber | C.H. TOTAL (h) |
Língua Portuguesa | 60 | 5 (Artes) | 120 | ||
Matemática | 60 | 120 | |||
Educação Física | 5 | 5 | 60 | ||
Artes | 5 | 30 | |||
Biologia | 10 | 40 | 10 (Filosofia) | 60 | |
História | 20 | 5 (Artes) 5 (Filosofia) | 60 | ||
Geografia | 10 | 30 | 60 | ||
Física | 5 | 10 | 60 | ||
Química | 5 | 10 | 60 | ||
Filosofia | 10 | 60 | |||
Inglês | 10 | 10 | 60 | ||
Produção Vegetal para Agroecologia 3 | 10 | 30 | 90 | ||
Produção Animal para Agroecologia 3 | 10 | 30 | 90 | ||
Engenharia Rural para Agroecologia 3 Mecanização/Irrigação e drenagem em sistemas Agroecológicos | 15 | 15 | 60 | ||
Desenvolvimento Rural | 15 | 15 | 60 | ||
Componente Integrador 3 | 15 | 5 | 30 | ||
Optativa 3 | 5 | 15 | |||
Subtotal | 120 | 260 | 125 | 1140 | |
Total | 385 | 930 | 315 | 3.360 |
Atividades Diversificadas
Componente Curricular | Carga Horária | ano |
Estágio curricular obrigatório | 160 | 2°/3° |
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS
Componente Curricular | Carga Horária |
LIBRAS* | 60 |
Língua Espanhola* | 60 |
Desenho por Computador | 30 |
Música | 30 |
Iniciação Científica I | 30 |
Agricultura Urbana | 30 |
Agrohomeopatia | 30 |
Pastoreio Racional Voisin | 30 |
Agroindústria Familiar | 60 |