ESTUDANTES DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFC REALIZARAM VIAGEM DE ESTUDOS PARA MATO GROSSO DO SUL/MT E MATO GROSSO.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Os acadêmicos da 7ª e 9ª fase do Curso de Agronomia do Instituto Federal Catarinense-Campus Rio do Sul realizaram viagem  técnica  entre 02 a 09 de Junho de 2018. Um grupo de 24 estudantes saíu para uma das  maiores Viagens técnica de Estudos com Acadêmicos de Agronomia do IFC. Com objetivo de conhecer uma importante região agrícola do Brasil e buscar ideias inovadoras para serem aplicadas a nível regional e estadual. As visitas foram nas seguintes empresas do setor agropecuário: BONAMIGO MELHORAMENTO (Campo Grande – MS), ATTO ADRIANA SEMENTES (Alto Garças – MT), FERTIPAR e APROSMAT (Rondonópolis/MT), FAZENDA GIRASSOL DO PRATA  (Santo Antonio do Leveger/MT). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um cenário totalmente diferente e com alto nível tecnológico, sendo considerado referência para o agronegócio Brasileiro. Ainda, foi possível ter contato direto com áreas e processos importantes para a agricultura e pecuária, como Gestão de grandes propriedades, Melhoramento de sementes de soja e milheto. Produção e pesquisa de sementes a campo e em grande escala, Laboratórios de nematologia, sanidade e sementes, Fábrica misturadora de fertilizantes, e Fazenda de produção agropecuária autossustentável (confinamento de 3 mil bovinos, sistema de recria e terminação. cultivo, produção e beneficiamento de algodão, reflorestamento de eucaliptos para produção de cavaco a ser  utilizado como fonte de energia, criação de bovinos no sistema de ILPF – Integração lavoura, pecuária e floresta, estrutura de beneficiamento e armazenagem de grãos com capacidade para 1,3 milhões de sacas. Estrutura de máquinas de plantio, colheita e pulverização, produção de silagem, reaproveitamento de caroço de algodão, produção de farelo de soja, entre outros). O grupo teve a oportunidade de conhecer todas as unidades de forma detalhada, podendo interagir com técnicos responsáveis, gestores e pesquisadores. “É muito importante para nós  uma viagem nesse nível, pois além de conhecer a região, ver na pratica uma estrutura tecnológica tão avançada. Foi possível absorver muitas informações novas, que complementa o que já foi visto em sala de aula, e que podem ser peça chave na busca por uma agricultura melhor e até mesmo na construção da carreira profissional de Engenheiro Agrônomo”. Dizem   os estudantes de Agronomia que participaram da viagem. A viagem foi realizada com o apoio de importantes patrocinadores: (LS TRACTOR – Ituara, LUIS Sementes de cebola, ITUAGRO, MICROXISTO, Adubos COXILHA, PLANO VERDE – Planejamentos Agropecuário e Ambiental, Agro Comercial JADIR, Laboratório de Piscicultura HINTEMANN, Artefatos SANTA TEREZA, DIGITAL Art – Completa Web Comunicação Visual, VALE EUROPEU TV) e as empresas que receberam os alunos. Cabe ressaltar  o empenho dos Professores Oscar Harthmann, Antonio Mendes de Oliveira Neto, Jamille Santos, ao  Diretor Geral do IFC Ricardo Veiga, aos  motoristas Carlos Kjellim e Sergio Kreuch  e com a união e participação dos acadêmicos.

Texto: Antonio João Rosa Neto( Acadêmico  9ª Fase do Curso de Agronomia IFC)

JP003496-SC