Menu principal
 

Unidade Sede

Instituto Federal de Rio do Sul: um pouco da nossa história

A origem da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – EAFRS está intimamente ligada a problemas econômicos e sociais percebidos a partir da década de 70 na região do Alto Vale catarinense. Após um estudo da situação da agricultura regional houve uma mobilização política pró-criação da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul. Em 1986, após quinze anos de mobilização, o projeto foi oficializado.

      Em 30 de junho de 1993, pela Lei Federal no 8.670, foi criada a Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – EAFRS e as atividades letivas de 2º Grau (Ensino Técnico em Nível Médio) iniciaram no dia 05 de junho de 1995. A primeira turma do curso de Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária teve 120 alunos matriculados, dos quais 89 colaram grau no dia 06 de junho de 1998.

     Em 2009, com a criação do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, a instituição ampliou o seu foco inicial voltado aos cursos na área agrícola para novas tecnologias e também destinados a outros níveis de ensino.  Com um quadro de professores qualificado, que em sua maioria possuem mestrado ou doutorado, o IFC – Rio do Sul vem oferecer à população da região do Alto Vale do Itajaí cursos técnicos e superiores públicos, gratuitos e de qualidade.

     A Unidade Sede, localizada na Serra Canoas, disponibiliza aos alunos uma estrutura com laboratórios, biblioteca, internato, refeitório, ginásio de esporte coberto, campo de futebol, unidades de pesquisa nas áreas agrícola, agroecológica, florestal e zootécnica, esta última dividida em animais de pequeno, médio e grande porte. São mais de 180 mil m2 de área destinadas ao ensino e pesquisa.

EXPANSÃO

Além da Unidade Sede, para melhor atender às demandas e estar mais próximo do público, o IFC – Campus do Rio do Sul possui uma Unidade Urbana, localizada na região central de Rio do Sul e lá desenvolve atividades na área de informática e cursos de graduação em licenciaturas.

Por meio de cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, o IFC utiliza o espaço localizado no bairro Progresso. A Unidade Tecnológica possui estrutura e laboratórios destinados ao curso superior de Engenharia Mecatrônica.

O IFC possui hoje quatro cursos técnicos, seis cursos de graduação e um curso a nível de pós-graduação. São eles: Técnico em Agroecologia; Técnico em Agropecuária; Técnico em Agrimensura e Técnico em Informática. Os cursos de graduação disponíveis são: Agronomia; Licenciaturas em Matemática e Física; Bacharelado em Ciência da Computação, Pedagogia e Engenharia Mecatrônica. E, o curso de pós-graduação de Sistemas Agrícolas Regionais.

Atualmente o IFC Campus Rio do Sul possui 1.682 estudantes matriculados e 2.777 estudantes formados nos cursos de nível técnico, superior e de pós-graduação.

Unidade Tecnológica

Unidade Urbana - Editada

Unidade Urbana

Entrada da Sede

Entrada da Sede