Menu principal
 

CTG RINCÃO DOS GURIS.

A tradição é um marco de continuidade, o passado é o acontecimento que ficou. E o Tradicionalismo é o fermento que prossegue divulgando a tradição gaúcha a partir da preservação dos hábitos e costumes, da cultura e dos valores humanos.
“Em agosto de 1947, sob a liderança de João Carlos D’Ávila Paixão Cortes,foi criado o Departamento de Tradições Gaúchas, junto ao Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. O objetivo principal daquele pequeno grupo de jovens (com faixa etária em torno de 19 anos), não era literário, mas associativo. Desejavam encontrar “uma trilha diante da perda da fisionomia regional” ou procuravam “a identidade da terra gaúcha.” (fonte MTG).
Num contexto semelhante, é fundado em 1996, o CTG – Centro de Tradições Gaúchas Rincão dos Guris, quando ainda Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, pela iniciativa da ex servidora Patrícia Borba, juntamente com alunos do Técnico em Agropecuária, sendo o aluno Gilson Borghesan Primo o primeiro patrão. Em 2019, o CTG Rincão dos Guris completa 23 anos de uma trajetória marcada por amizades que transcenderam os muros da escola, contribuindo na formação de cidadãos forjados no respeito, companheirismo e culto as tradições. Atualmente o CTG é coordenado pelo servidor Rogério Krause, e se dedica a atividades como Torneios de Laço em Vaca Parada, Invernada Artística, Curso de Danças de Salão, Apresentações Culturais e realização de palestras/oficinas com temas ligados ao tradicionalismo.

Siga o CTG no facebook em: https://www.facebook.com/ctg.rincaodosguris.9