IFC realiza Congresso Catarinense da Ciência da Computação-4C

terça-feira, 4 de junho de 2019

O Instituto Federal Catarinense-Campus Rio do Sul realizou de 27 a 31/05/2019 -Congresso Catarinense de Ciência da Computação (4C). O evento foi realizado no Audutório da Unidade Urbana do IFC. Durante o congresso foram realizadas várias palestras voltadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A realização do Congresso teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ( FAPESC), e foi aberto ao Público em Geral com Entrada Gratuita. Na semana do 4C, os acadêmicos do Curso da Ciência da computação e os estudantes do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio também participaram acompanhados dos professores. O Ciclo de palestras foram ministradas por profissionais de SC, PR e SP.

De acordo com  o Coordenador do Evento Professor Fábio Alexandrini, (IFC)   “O objetivo do 4C foi agregar conhecimento aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisa e extensão nas várias instituições de ensino de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Promover um amplo debate sobre as possibilidades de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em áreas relacionadas à administração privada e pública do sul do Brasil, em especial a temática de educação e informática”.

27/05/2019

8:15h ‑ Inteligência Artificial e Aprendizado e Maquina ‑ Professor Orlando da Silva Junior ‑ São Paulo.

10h- Redes de Computadores na Educação e a Academia Cisco ‑ Professor Vital Pereira dos SantosJunior (IFC ‑Campus- Blumenau).

14h – Desenvolvimento Web desafios da Internet e Mobile: Prof. Sandro Alencar Fernandes – Área Local – Rio do Sul.

28/05/ 2019

8h ‑ Como Podemos Inovar: Professor Adriano Gomes de Freitas Universidade Federal ABC ( UFABC)‑ São Paulo

10h ‑ Conceitos e Aplicações da Visão Computacional: Professor Pedro Luiz de Paula Filho Universidade Federal do Paraná ( UFPR).

14h-18h ‑ Oficina: Introdução ao Mundo GNU/Linux: Felipe de Lima Peressim e Angelo Victor Kraemer Foletto. (Acadêmicos IFC).

29/05/2019

8h ‑ Inovação e Empreendedorismo em Empresas: Professor Angelo Lotierso Filho ‑ Faculdade de Tecnológia (FATEC)- São Paulo

10h -História, conceitos e mercado: Daniel Jeremias (DataInfo Blumenau)

14h e 16h ‑ Oficina: Programação Java: ‑ Angelo Victor Kraemer Foletto e Felipe L Peressim (Acadêmicos IFC).

16h as 18h – Oficina: Oficina Introdução a orientação Objetos com Java: Willian Gabriel Pereira, Angelo Victor Kraemer Foletto, Eduarda de Lima dos Anjos, Débora Rohden e Leonardo Gabriel daSilva.(IFC).

30/05/2019

8h – Empreendedorismo na Era Digital: – Prof. Antonio Carlos de Alcantara Thimóteo FATEC -UNISUZ. – São Paulo

10h – Criatividade e Inovação como diferencial competitivo nas Organizações: Professora Cristiane Gomes de Carvalho Fontana ‑ UNISUZ ‑ SENAC ‑ São Paulo.

14h – Excelência em Serviços de TIC ‑ Tecnologia da Informação e Comunicação – Jean Sandro Pedroso. Rio do Sul.

31/05/2019

8h – Desafios da Educação na Sociedade 4.0 – Professor Walter Antonio Bazzo ‑ Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC).

10 h – Os paradigmas Edge Fog e Cloud Computing em Redes/OT ‑ Internet das Coisas. – Leandro Loffi ( UFSC), Ex-aluno do IFC.

14 e 18h ‑ Oficina: Desenvolvendo Android com Klotin ( Leandro Loffi).

Jornalista/JP003496/SC