Engenharia Mecatronica Realizou Semana Acadêmica.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

O Curso de Engenharia de Mercatrônica do Instituto Federal Catarinense-Campus Rio do Sul realizou a Semana Acadêmica da Engenharia Mecatrônica (SAEM).Evento foi realizado de 01 a 05/07/2019 na Unidade Tecnológica do IFC. Essa atividade é realizada sempre no final do primeiro semestre de cada ano. A partir deste ano, a organização foi da turma do 5º. semestre do curso. Os alunos formaram uma comissão organizadora e foram responsáveis pela definição da programação, convite, recepção e atendimento aos palestrantes, organização do espaço físico, da alimentação e confraternização. Coube aos coordenadores do curso professores Caio Cezar Oba Ramos(Coordenador) e Mario Lucio Roloff(Vice-Coordenador), o suporte institucional.

A programação contou com palestras com temas relacionados ao empreendedorismo, a inovação e à tecnologias associadas ao contexto da Mecatrônica. Também aconteceram a apresentação dos resultados e competições com os protótipos desenvolvidos nos projetos integradores do semestre. O evento foi organizado pelos Acadêmicos da quinta fase de Engenharia de Mecatrônica, representados pelos estudantes Vitória Fachini e Murillo Henrique Souza da Cruz que convidaram representantes de empresas de Rio do Sul para palestrarem aos alunos do Curso. As palestras e as competições foram realizadas no Auditório da Unidade Tecnológica do IFC. As palestras foram realizadas do dia 01 a 03/07(quarta-feira) com profissionais de empresas de Rio do Sul. Odair da Rosa (Inova RSL),Joel Ricardo Rodrigues (JK BIKE/ WOIE),Carlos Maurício Martins (Credcrea: Educação Financeira),Suélim de Lima(Pojeto Solar),Jaison Goedert (Cissa Magazine),, Rodrigo Lorenzetti (Coontrol) e Everton Parath da (Ffecti).O momento mais esperado da Semana Acadêmica foi na quinta-feira(04/07), onde foi realizado uma mesa redonda com os Engenheiros Mecatrônicos Arthur Kretzer (Florianópolis) Mayara Becker (Joinville) e Max Baranenko (Florianópolis).Também esteve presente Rafael Simeoni representante da empresa (RoboterIn/ Kuka Robotics), de Massaranduba/SC. No final das atividades e após a confraternização dos estudantes, os acadêmicos Vitoria e Murilo fizeram suas avaliações acerca do evento.

Vitória Fachini afirma, “Participar da organização deste evento proporcionou aos envolvidos uma noção de dedicação e comprometimento muito interessante, pois depende do esforço de cada um a realização e sucesso do evento.. A Semana Acadêmica da Engenharia Mecatrônica serviu para mostrar aos alunos as diferentes aplicações e utilizações da Engenharia Mecatrônica em ramos distintos de atuações. Outro ponto importante foram os diferentes palestrantes, todos muito comunicativos o que proporcionou momentos de conversas interativas entre o público sobre seus temas abordados, criando uma esfera de motivação entre os estudantes e certamente abrindo novos horizontes a cada um deles”.comentou.

Já o Murillo Henrique Souza da Cruz disse “Organizar a semana academica foi uma experiência diferente, a responsabilidade de fazer acontecer nos trouxe um grande conhecimento e aprendizado, pois nos fez lidar com diversas situações; Foi um período no qual tivemos diversas palestras de diferentes temas de com palestrantes de todo o estado, um diferencial foi justamente os temas distintos. Posso citar a palestra sobre inovação com o Odair da Rosa e até uma palestra já no meio profissional. Com a apresentação de um braço robótico e suas atuações na indústria com o Rafael Simeoni da Roboteer In, e pra finalizar uma competição com os projetos integradores desenvolvidos pelos acadêmicos ao longo do semestre. Isso mostra como a Engenharia Mecatrônica tem diversas áreas de atuação e foi justamente esse o propósito, mostrar um pouco de cada área que o engenheiro mecatrônico pode atuar e se especializar abrindo um leque de opções para novos alunos e até mesmo os que estão cursando a Engenharia Mecatrônica se atualizarem”. Finalizou.

Jornalista/JP003496/SC