Acadêmicos da 3ª.Fase do Curso de Agronomia Visitam Propriedade Agroecológica.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Os acadêmicos da 3ª fase do Curso de Agronomia do Instituto Federal Catarinense-Campus Rio do Sul visitaram no dia 28/09/2019, uma propriedade agroecológica em Dona Emma/SC. Os estudantes do IFC, acompanhados do professor Jonas da Silva Doge foram recebidos pelos proprietários Srº Marcos, srª Rute e seus filhos Tiago e Matheus Odorizzi. O obetivo foi para que os alunos da disciplina de Ecologia Agrícola pudessem conhecer o contexto atual; regional e mundial da produção agroecológica. Foram apresentados diversos princípios deste modo de produção. Segundo o professor Jonas (organizador da visita a propriedade dos Odorizzi, “Este foi um momento de muito aprendizado e enriquecido com demonstrações práticas do potencial de produção agroecológica”. Finalizou.

Entre os princípios abordados estiveram a diversificação de culturas, o manejo do solo, o controle das espécies companheiras (convencionalmente chamadas de pragas) e o uso de variedades adaptadas localmente (sendo várias destas apresentadas durante a visita). Foram observadas espécies nativas com potencial de uso econômico (madeira, frutos, cascas, óleos, etc.). O IFC agradece a família Odorizzi por receber nossos estudantes e proporcioná-los tamanho aprendizado.

Fonte e fotos: Prof. Jonas da Silva Doge

Jornalista-3496/SC