VI IFCultura começa na próxima sexta (9) em formato online

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Estudantes de treze dos 15 campi do IFC demonstram o seu lado artístico a partir da próxima sexta-feira (9), na sexta edição do IFCultura. O evento traz apresentações culturais de diversas vertentes: música, poesia, dança, cinema e artes visuais. Para garantir a segurança de nossa comunidade acadêmica, o VI IFCultura será realizado pela internet; os espetáculos pré-gravadas serão transmitidos ao vivo, no canal oficial do IFC no Youtube, com apresentação feita pelos servidores do comitê de organização e entrevistas com os estudantes selecionados. O segundo dia do VI IFCultura será na sexta-feira seguinte, 16/10.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

As inscrições foram feitas pela internet; cada candidato tinha direito a duas inscrições individuais e duas inscrições coletivas. “Para fins de seleção das modalidades de música, dança, poesia, teatro e curta-metragem foram utilizados como critério de avaliação: originalidade e criatividade; qualidade técnica; e expressividade. Na modalidade artes visuais, os critérios foram originalidade e criatividade; harmonia e estética; e impacto visual”, explicar a técnica em Assuntos Educacionais e membro do comitê organizador do evento, Carolina Cartana. Cada trabalho recebeu então uma pontuação final, obtida por meio da média das notas recebidas em cada atributo, atribuídas por pelo menos três avaliadores. Propostas que obtiveram pontuação final menor que 50 foram desclassificadas.

Após esse processo, foi elaborado o cronograma de apresentações, buscando contemplar todas as modalidades e a representatividade dos campi em cada dia de evento.

Desafios e recompensas – “A ideia de realizar um evento cultural online foi motivada pelas lives e palestras organizadas pelos campi nesse período de pandemia. Assistindo às transmissões, compreendemos que também poderíamos realizar o VI IFCultura, ao invés de deixar o evento passar em branco esse ano”, explica a coordenadora geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, Iara Mantoanelli, que integra o comitê de organização. O novo formato foi então planejado pelos servidores da Reitoria, em conjunto com representantes dos campi – que foram de vital importância para mobilizar os estudantes.

O processo de organização pela internet foi bem diferente do que é conduzido para a versão tradicional do IFCultura. “Foi necessário aprender a realizar o evento em um formato inteiramente novo tanto para nós quanto para os estudantes, que tiveram que aprender diversas ferramentas para editar os vídeos e postar na plataforma do YouTube. A parceria com a Cecom foi muito importante para adaptar o evento ao novo formato”, conta a nutricionista Giane Bosi, servidora do IFC e integrante da comissão organizadora. “Tivemos que pensar ainda em alternativas para problemas de conectividade, como a gravação antecipada de vídeos, e providenciar adaptações no regulamento para não estimular a quebra das orientações de saúde no período de pandemia.”

O resultado de todo esse trabalho é a manutenção de um evento importante para a comunidade acadêmica. “O IFCultura vem se constituindo como uma tradição do Instituto, e contribui para a formação integral dos estudantes, promovendo o intercâmbio sociocultural e artístico entre eles”, ressalta Cartana. “Manter a iniciativa neste difícil momento fortalece o vínculo de pertencimento dos participantes com a instituição. Além disso, o formato online dá mais abrangência às apresentações, inclusive proporcionando que os familiares e colegas possam assistir”.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Poliana Souza