Menu principal
 

Participação do campus Rio do Sul no XVIII EPEF – Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Entre os dias 09 e 13 de novembro de 2020, a Licenciatura em Física teve participação no XVIII EPEF – Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Foram apresentados três trabalhos na forma de Comunicação Oral, produzidos em pesquisa colaborativa realizada na disciplina Pesquisa e Processos Educativos IV, ministrada pela professora Angelisa Benetti Clebsch.

Na sessão “Formação e prática profissional do professor de Física” foram apresentados os trabalhos: “Atuação e concepções de professores de Física: tecendo relações” de autoria de Angelisa Benetti Clebsch, Christian James Henschel e Eduardo Rosa de Jesus; “Reflexão, inovação e pesquisa na docência em Física” de autoria de Jaderson Guilherme Polli, Erick Mayer, Aline Cristina de Sant’Anna e Angelisa Benetti Clebsch.

Na sessão “Ensino, aprendizagem e avaliação em Física”, foi apresentado o trabalho “Instrumentos de avaliação no Ensino de Física” de autoria de Eduardo Lourenço Fábio de Lima, Luiz Fernando da Silva e Wilgner Guilherme Sebold.

 O EPEF é um evento nacional que acontece a cada dois anos e reúne pesquisadores da área de Ensino de Física. A temática central deste ano foi “A Pesquisa em Ensino de Física e as Tensões Político-Democráticas da Atualidade: Para onde vamos?”. Possibilitou discussões acerca de conhecimentos produzidos em investigações realizadas pelos pesquisadores  em Mesas Redondas, Conferências, Sessões de Pôsteres, Comunicações Orais, Escola de Formação e Encontros.

O EPEF é um evento restrito aos autores de trabalhos aprovados. Na edição on-line deste ano não foi diferente, não foram feitas gravações e nem transmissões abertas, ficando o evento na memória de quem participa dele. Na aba “programa” do site (http://www.sbfisica.org.br/~epef/xviii/index.php/home) todos os trabalhos apresentados estão publicados.

Além da visibilidade do IFC e da Licenciatura em Física de Rio do Sul, a participação no EPEF possibilitou aos acadêmicos a interação com a comunidade de pesquisadores da área de Ensino de Física. 

Texto: Angelisa Benetti Clebsch