Reitora do IFC toma posse como presidente do Conselho Nacional da Rede Federal

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, tomará posse a nova Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que tem como presidente a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), professora Sônia Regina de Souza Fernandes. A cerimônia será virtual com transmissão ao vivo no canal oficial do Conif pelo YouTube, a partir das 17h, no horário de Brasília.

Fernandes destaca a importância do Conif pelo fortalecimento da Rede Federal. “Pensar em ações e estratégias que fortaleçam a Rede é um dos principais papéis do Conselho ao olhar para as relações no contexto brasileiro e internacional. Portanto, o Conif constitui-se num espaço rico para que a Rede possa realmente atuar enquanto Rede. Pois essas ações precisam ser articuladas e pensadas em conjunto pela defesa da educação como bem público – que é o nosso principal serviço – e que a educação possa realmente ser garantida por meio desse trabalho coletivo”, enfatiza.

De acordo com a presidente do Conif, a proposta de trabalho da nova Diretoria é atuar pelo fortalecimento da Rede, inclusive do próprio Conselho, enquanto espaço e entidade que congrega os reitores e reitoras da Rede Federal. “Por meio do diálogo e da parceria, buscaremos a articulação com espaços nos quais o Conif já se relaciona, dentre eles o Ministério da Educação e a Setec, também com outros Ministérios no sentido de ampliar nosso foco de atuação. Assim como intensificar nossas relações com as agências internacionais e nacionais. E, ainda, otimizar e unificar as políticas de atuação no âmbito das câmaras temáticas que integram o Conif e buscar o protagonismo maior também de seus fóruns”, apresenta.

Além da reitora do IFC, a nova diretoria será composta pelos reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que assume como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), que foi eleito como vice-presidente de Relações Parlamentares; Jefferson Manhães de Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), que será o vice-presidente de Relações Institucionais; e Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que assume como vice-presidente de Assuntos Administrativos.

“Na condição de presidente deste Conselho, junto com os vice-presidentes, nos vejo com uma responsabilidade muito grande que é representar a Rede Federal na esfera das suas pautas, buscar os espaços de fortalecimento e de interlocução na defesa incontestável da educação profissional, científica e tecnológica, desde a formação técnica até a pós-graduação. É com esse intuito, que nós assumimos este período de Gestão 2021, com a responsabilidade de representarmos a Rede Federal com todos os seus desafios e suas prerrogativas”, destaca Fernandes.

Conif – Criado em 24 de março de 2009, o Conselho tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o País.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
com informações da Assessoria de Comunicação do Conif (Marcus Fogaça)
Foto: Acervo institucional