Menu principal
 

Projetos PET Agroecologia – Campus Rio do Sul

terça-feira, 20 de julho de 2021

Aliar a produção de alimentos e matéria prima à conservação ambiental é uma das missões da agroecologia, que traz alternativas às formas convencionais de cultivo e incentiva agricultores a adotarem práticas de agricultura que sejam benéficas para o meio ambiente e lhes tragam retorno financeiro.

O PET Agroecologia Rural Sustentável é um Programa de Educação Tutorial que envolve pesquisa, ensino e extensão e que desenvolve diversos projetos de caráter socioambiental coordenados pela professora Alexandra Goede de Souza e executados por sua equipe composta por alunos do curso de agronomia com a colaboração de docentes e técnicos administrativos. Há projetos de pesquisa em diversas áreas sendo implementados. Na área de fruticultura, atualmente, estuda-se a adaptação das culturas da noz pecan e goiaba-serrana em sistemas agroecológicos no Alto do Vale do Itajaí.
Na área de floricultura, estuda-se o cultivo de flores de corte, tais como gladíolo, statice e girassol, que são desenvolvidos e avaliados na instituição e, posteriormente, nas propriedades de produtores parceiros. Além disso, há projetos em execução que estudam o uso de óleos essenciais, adubação verde e adubação orgânica como alternativa ao uso de produtos químicos. Também são aplicadas práticas de cobertura do solo, estratificação e uso de espécies nativas, técnicas essenciais exploradas nos sistemas agroflorestais (SAFs) executados pelo PET, em que se explora a abundância de espécies em sintropia no mesmo espaço de cultivo, e que pode inclusive ser implantada para estabelecer a reserva legal de uma propriedade.
O trabalho de pesquisa realizado pela equipe do PET Agroecologia Rural Sustentável espera incentivar cada vez mais produtores a adotar práticas sustentáveis de cultivo, reduzindo ou eliminando o uso de produtos químicos em suas propriedades, repensando formas de cultivo, diversificando as culturas implantadas e trabalhando em prol de um futuro, em que os interesses da agricultura estejam aliados à conservação do ambiente.


Texto: Matheus Leitzke e Ellenise E. E. Bicalho
Imagens: Alexandra Goede de Souza