IFC retoma as atividades presenciais nos cursos técnicos e superiores

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Aulas iniciaram em todas as unidades do Campus Rio do Sul nesta segunda-feira. Primeiro momento acontece com revezamento das turmas visando cumprir as regras de distanciamento e ocupação das instalações. Cuidado com as medidas sanitárias e o atendimento dos critérios do Plano de Contingência permitiram o retorno gradual do ensino presencial.

Iniciaram nesta segunda-feira, 20, as aulas presenciais para os cursos técnicos  e superiores do Instituto Federal Catarinense – campus de Rio do Sul, após mais de 18 meses de atividades de ensino remotas. Para evitar aglomerações, respeitar o distanciamento mínimo e observar todos os protocolos sanitários, a retomada acontece de forma gradual.

Segundo o Diretor de Ensino, Mário Roloff, a intenção neste momento é focar nas atividades práticas vinculadas aos cursos. Na unidade Sede, “iniciaremos com as quatro turmas de terceiros anos do técnico em Agropecuária e Agroecologia e algumas disciplinas do curso de Agronomia”, salientou.

Nas unidades Urbana e Tecnológica, também foi organizado revezamento semelhante. O técnico em Informática, na Urbana, iniciará pelas turmas do primeiro ano. Já os cursos superiores terão atividades organizadas de acordo com a situação particular de cada um, sempre respeitando a capacidade de salas e laboratórios.

O Diretor Geral, André Raupp, esclarece que a tendência é um aumento gradual da presencialidade nas próximas semanas seguindo o indicativo dos colegiados de curso, desde que a pandemia da Covid-19 siga em patamares mais amenos. Para isso, o campus segue observando o Boletim semanal divulgado pelo Subcomitê Científico do Comitê de Crise que apresenta os indicadores da pandemia para o Alto Vale do Itajaí e demais regiões.

Enquanto a pandemia da Covid não terminar, o Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul estará implementando medidas para possibilitar aos estudantes aulas presenciais em conjunto com as atividades de ensino remotas, visando, dessa forma, a integração de recursos para possibilitar o melhor ensino para os mais de 1 mil alunos matriculados na instituição.