Estudantes do IFC realizam visitas técnicas

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Acadêmicos dos cursos superiores de Agronomia, Mecatrônica e do Técnico em Informática para Internet fizeram visitas às empresas da região como forma de aprofundamento do conhecimento na aplicação do dia a dia.

Como forma de agregar conhecimento, visualizando as atividades práticas no ambiente empresarial, os alunos do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul realizaram, durante as últimas semanas, visitas técnicas como ações de recuperação de práticas pedagógicas. O curso de Agronomia esteve visitando pedreiras da região para conhecerem diferentes formações geológicas encontradas no Estado, buscando entender a relação entre a geologia das rochas e a morfologia dos solos existentes no Planalto Serrano e no Alto Vale do Itajaí.

Os acadêmicos da disciplina de Gênese e Classificação do Solo do curso de Agronomia foram acompanhados pelo professor André da Costa e no decorrer da viagem técnica foram visitadas duas pedreiras em São Cristóvão do Sul, uma em Otacílio Costa, uma em Pouso Redondo, uma em Trombudo Central e duas em Ibirama.

O curso de Engenharia Mecatrônica, entre os dias 20 de outubro a 20 de dezembro promove atividades de ensino que visam recuperar as práticas laboratoriais não realizadas em função da pandemia de COVID-19. Ações como palestras, oficinas e viagens técnicas estão sendo realizadas no contraturno (período da tarde), sábados e eventualmente no horário regular de aula.

Turmas de 2020 estão sendo convidadas a participar juntamente com as atuais nesta iniciativa que busca: minimizar o impacto causado pela pandemia no que se refere a práticas laboratoriais, incentivar os alunos a retornarem à presencialidade e complementar a formação técnica dos futuros engenheiros. Os alunos receberão certificação de participação que poderá ser computada futuramente como horas complementares para integralização do curso.

O prof. Ricardo Veiga, coordenador do curso, ressalta que a iniciativa surgiu do grupo de professores que, vislumbrando a possibilidade da retomada da presencialidade, pensaram em melhor utilizar estes meses finais do ano para, além de ministrar as aulas correntes, resgatar práticas suprimidas pela pandemia. Já o Técnico em Informática para Internet esteve visitando as instalações de uma empresa de tecnologia de Rio do Sul, a IPM.

Segundo o professor Fábio Alexandrini, o contato dos estudantes de ensino médio consiste em mostrar a eles o funcionamento do mercado de TI e integrar os jovens à dinâmica de uma empresa de tecnologia. Segundo relatou a aluna Aline Carol Stock, do terceiro ano, a visita foi de muito conhecimento e oportunidades.