Menu principal
 

Seleção de projetos para bolsas complementares do Pibic-EM tem inscrições abertas

segunda-feira, 20 de março de 2023

Estão abertas as inscrições para concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-EM), para reserva de vagas. O prazo de submissão de projetos para as CAPP dos campi vai até as 23h59 do dia 28 de março. 

O edital que rege o processo seletivo já está disponível, e pode ser acessado no link abaixo: 

EDITAL Nº 14 / 2023 – PIBIC-EM

As submissões de propostas serão feitas pelos coordenadores dos projetos, que devem ser servidores efetivos do IFC. A seleção tem duas modalidades: 

MODALIDADE NOVAS PROPOSTAS

Seleciona novas propostas de projetos de pesquisa que, seguindo ordem de classificação, poderão ser contemplados com bolsas do PIBIC-EM do CNPq do período de 2023-2024, com vigência de 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024.

Nesta modalidade, a submissão de projetos funciona de duas maneiras distintas:

Submissão de projeto por docente

O proponente deve seguir os seguintes passos: 

  •  cadastrar o projeto no sistema SIGAA, no módulo “Pesquisa” (não submeter); 
  •  cadastrar o formulário de Identificação do Projeto de Pesquisa Docente e Declaração de compromisso do campus (Anexo I do Edital), devidamente preenchido, no Sistema SIPAC – módulo Protocolo, como documento, e cadastrar como assinantes o Coordenador do Projeto (proponente), a Coordenação de Pesquisa do campus e o Diretor Geral do campus;
  •  informar, por correio eletrônico, à Coordenação de Pesquisa do campus e ao Diretor Geral do campus, que o projeto foi submetido.

Submissão de projeto por Servidor Técnico-Administrativo 

O proponente deve seguir os seguintes passos:  

  • Enviar para o correio eletrônico da Coordenação de Pesquisa do campus, da Chefia Imediata e do Diretor Geral do campus, o Formulário do Roteiro de Projeto de Pesquisa?(Anexo II do Edital) devidamente preenchido e sem assinatura, em pdf, informando da submissão;
  • Cadastrar o Formulário de Identificação do Projeto de Pesquisa Docente e Declaração de compromisso do campus (Anexo I do Edital), devidamente preenchido, no Sistema SIPAC – módulo Protocolo, como documento, e cadastrar como assinantes o Coordenador do Projeto (proponente), a Coordenação de Pesquisa do campus, a Chefia Imediata e o Diretor Geral do campus;
  • Após a análise, a CAPP irá comunicar o resultado da avaliação do projeto por correio eletrônico ao proponente, com cópia para o Diretor Geral e à Chefia Imediata.

MODALIDADE SEGUNDO BOLSISTA

Cria cadastro de reserva para concessão de segunda cota de bolsa de nível de Ensino Médio aos projetos submetidos, admitidos e classificados aos editais vinculados ao IFC/CNPq, os quais, seguindo ordem de classificação, poderão ser contemplados com bolsas do PIBIC-EM do CNPq do período de 2023-2024, com vigência de 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024.

Podem solicitar cota de bolsa suplementar os coordenadores cujo projeto esteja submetido, admitido e classificado nos seguintes editais vinculados ao IFC /CNPq, com vigência de 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024: 

     a) Edital nº 74/2022 – PIBIC-EM;

     b) Edital nº 72/2022 – PIBIC;

     c) Edital nº 71/2022 – PIBIC-Af;

     d) Edital nº 73/2022 – PIBITI;

     e) Edital – PIBITI complementar ao Edital nº 73/2022;

     f) Edital – PIBIC-EM complementar ao Edital nº 72/2022, modalidade novas proposta

Mais detalhes sobre a submissão de projetos e sobre o processo seletivo estão disponíveis no Edital

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana