Da agricultura familiar para a cozinha do IFC

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Compra direta para merenda escolar vai proporcionar integrar a alimentação orgânica e mais renda as propriedades da região

No dia 12 de dezembro, O Instituto Federal Catarinense – Câmpus Rio do Sul procedeu a abertura da Chamada Pública 01/2014, que trata de aquisições de gêneros alimentícios por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na modalidade Compra Direta da Agricultura Familiar.

Trata-se da primeira aquisição do Programa PNAE no Instituto Federal Catarinense. Participaram da Chamada Pública oito famílias de agricultores familiares. Os agricultores foram organizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) cumprindo todos os requisitos do Programa.

No Câmpus Rio do Sul serão aplicados R$ 102 mil oriundos do PNAE, sendo 30% destinados à Agricultura Familiar e 70% para as outras modalidades de compra. Segundo o diretor geral, Oscar Harthmann, Esta união – da alimentação escolar com a agricultura familiar – vai promover uma importante transformação na alimentação, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos do IFC.