Solenidade marca o início da comemoração dos 20 anos do IFC em Rio do Sul

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ato foi realizado no auditório da unidade sede do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Rio do Sul e contou com a participação de servidores e autoridades

Foi realizado nesta quara-feira (17), no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Rio do Sul, a solenidade de lançamento do ano comemorativo de 20 anos de implantação da escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, hoje Instituto Federal Catarinense, Câmpus Rio do Sul. Estiveram presentes no evento autoridades regionais, entre eles, prefeitos, vereadores, entidades e servidores.

O conselheiro do Conselho Estadual de Educação e presidente da comissão pró-implantação da escola agrotécnica federal à época, Viegandt Eger, contou das dificuldades e desafios enfrentados durante a implantação da antiga escola agrotécnica. “Passamos 22 anos de muita luta. Foram muitas viagens a Brasília e Florianópolis tentando viabilizar a implantação da escola. Após um estudo da situação da agricultura regional houve uma mobilização política pró-criação da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul. Em 1986, após quinze anos de mobilização, o projeto foi oficializado” comentou.

Ao abrir oficialmente as comemorações alusivas de aniversário de 20 anos do Instituto Federal de Rio do Sul, o diretor geral, Oscar Harthmann, empossou a comissão responsável pelas comemoração e comentou sobre o legado deixado pelas pessoas que colaboraram na implantação da instituição.

O mesmo agradeceu a dedicação dos servidores que hoje dão continuidade aos trabalhos iniciados em 1994. “Hoje estamos comemorando o início das atividades festivas, que terá seu ápice em junho de 2015, quando estaremos fazendo um grande evento, com a participação de todas as pessoas importantes que trabalharam para que tivéssemos educação federal na região”, salientou.

História

A origem da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul está intimamente ligada a problemas econômicos e sociais, percebidos a partir da década de 70, na região do Alto Vale catarinense. No dia 17 de dezembro de 1994 foram iniciadas as atividades administrativas da escola, e as atividades letivas do Ensino Técnico em Nível Médio iniciaram no dia 05 de junho de 1995. A primeira turma do curso de Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária teve 120 alunos matriculados, dos quais 89 colaram grau no dia 06 de junho de 1998.

Em 2009, com a criação do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, a instituição ampliou o seu foco inicial voltado aos cursos na área agrícola, para novas tecnologias e também destinados a outros níveis de ensino. Passando a atuar de forma mais integrada no Alto Vale do Itajaí. Hoje o IFC conta com duas unidades, 1300 alunos em 4 cursos superiores e 5 técnicos.

Divulgação:

André Munzlinger