Tem início hoje, dia 30, o período de inscrições para o Enem 2021

quarta-feira, 30 de junho de 2021

A partir de hoje, dia 30 de junho, tem início o período de inscrições para o Enem 2021. O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal meio de ingresso em universidades e faculdades do Brasil, e por meio dele os candidatos podem obter bolsas de estudo em instituições particulares, via Prouni, ou se inscrever no Sisu – Sistema de Seleção Unificada, para ingressar em instituições públicas com a nota obtida no exame. O IFC adota a média obtida no Enem como critério para ingresso em seus cursos superiores.

Este ano, serão realizadas provas presenciais e em versão digital, nos dias 21 e 28 de novembro. As inscrições serão feitas de forma on-line, acessado o seguinte endereço:https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.  Há um taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) que deverá ser paga até o dia 19 de julho. O período de inscrições segue aberto até o dia 14 de julho.

É importante destacar que a versão digital terá um número reduzido de vagas, e só poderão se inscrever os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio. As inscrições para a prova presencial não tem limite de vagas, e poderão ser feitas por qualquer pessoa que já possua o ensino médio completo, que esteja concluindo o ensino médio este ano, e também por treineiros, que estão nos anos inicias do ensino médio.

A prova do Enem será estruturada da seguinte forma: no dia 21 de novembro, haverá  45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação. E no dia 28 de novembro os estudantes terão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. No primeiro dia os candidatos terão das 13h30min. às 19 horas para concluir o exame. No segundo terão das 13h30min. às 18h30min.

Mais informações podem ser obtidas no site do INEP, que pode ser acessado clicando aqui.

Se você tem interesse em ingressar no ensino superior do IFC em 2022 não deixe de se inscrever e de participar do Enem 2021.

Texto: Cecom/SBS, com informações da UOL e portal do INEP
Imagem: Divulgação/INEP